Geral

1º Simpósio Nacional de Apicultura Orgânica e 31º ECA encerram com saldo positivo

Os três dias do 1º Simpósio Nacional de Apicultura Orgânica e 31º Encontro Catarinense de Apicultores e Meliponicultores (ECA) encerraram com a participação de quase 900 apicultores, incluindo diversos profissionais da área. O enceramento aconteceu nesta sábado com um almoço no salão da Igreja Matriz São Donato.

Na avaliação do público e dos organizadores, o evento superou as expectativas. “Das 30 edições realizadas, com certeza, esta foi a melhor. Recebemos elogio em diversos aspectos: na organização, palestras, recepção, comida… Só temos a agradecer a equipe da prefeitura que colaborou financeiramente e com profissionais; também a Epagri de Criciúma e Tubarão. O evento chegou a ser comparado com o Congresso Nacional de Apicultores”, conta o presidente da Associação de Apicultores de Içara, Agenor Castagna.

O presidente da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina, Nésio Fernandes de Medeiros, faz a mesma avaliação positiva. “Não poderia ser melhor. Houve o empenho dos apicultores de Içara; da prefeitura e Epagri. Três segmentos que deram toda a estrutura para alcançar o sucesso”, avalia. “Um evento positivo, dentro do que buscamos para a apicultura em nível nacional”, ressalta o presidente da Confederação Brasileira de Apicultura (CBA).

Para o palestrante e pesquisador, Davi Aidar, de Manaus (AM), os beneficiados com o evento foram colhidos por empresas e apicultores que adquiriram vasto conhecimento. “Foi um intercâmbio de informação. Não há ganho sem conhecimento”. O prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon também considera “positivo”. “A cidade também ganhou. Ficou conhecida em nível estadual e nacional, visto ao número de participantes de fora”.

Rainha do Apicultor – Na noite de sexta-feira (18) foi escolhida a rainha e princesas do Apicultor. Por um corpo de jurado foram avaliadas oito candidatas. Poliana Martins, com 195,5 pontos – representante da Associação de Apicultores de Santa Terezinha, foi escolhida a rainha; Vanessa Cristina Muller, com 187,5 pontos – da Associação Lontrense de Apicultores ficou como 1ª princesa e Bruna Giordani – 186 pontos – Associação dos Apicultores de Içara – foi coroada a segunda princesa.

Colaboração: Francis Leny

[soliloquy id=”76895″]