Saúde

120 quilos eliminados

Na roupa do ‘antigo’ pai, agora cabe até o filho junto (Foto: Jornal Notisul)

Na roupa do ‘antigo’ pai, agora cabe até o filho junto (Foto: Jornal Notisul)

Emagrecer sem cirurgia. Esta foi a determinação que uma família de Capivari de Baixo resolveu fazer para melhorar a saúde de todos os membros da casa, principalmente a do operador de máquinas Elton Bittencourt da Rosa, de 33 anos, que pesava 164 quilos e já corria riscos de morrer e, por um fim, vulnerável às inúmeras tentativas frustradas de redução de peso. 
 
A mudança ocorreu no dia 17 de junho do ano passado, data marcada na memória de Elton e Daniela, marido e mulher, que depois de mais de três anos de idas e vindas a clínicas médicas, laboratórios, vários tipos de regimes e no aguardo de uma resposta afirmativa por parte do plano de saúde para a realização e uma gastroplastia, decidiram tomar uma atitude.
 
“Cheguei ao meu limite. Não aguentava mais sofrer e fazer a minha família seguir o mesmo caminho. Estava desacreditado até pelos parentes, que não apostavam em uma melhora”, lembra Elton.
 
“Quando vi nos olhos de meu marido o desespero, senti que eu e o Henrique, o nosso filho, que no ano passado, com 10 anos, pesava 90 quilos. Poderíamos, juntos, salvá-lo”, conta Daniela, de 27 anos, que pesava 115 quilos e que também sofria com forte dores de cabeça, que por recomendação médica deveria mudar os seus hábitos alimentares.
 
“Decidimos, então, tomar uma atitude independente. Resolvemos mudar toda a nossa rotina e alimentação. Comecei a pesquisar tudo sobre alimentação em sites, blogs, revistas e livros. Montei um cardápio para toda a semana e o fixei na geladeira, antes, tirei da cozinha tudo que nos fazia engordar, como refrigerantes, massas, doces e outros alimentos, e doamos tudo para outras famílias”, finaliza Daniela.
 
Atualmente

Hoje, os três praticam atividade física. Elton e Daniela caminham 90 minutos todos os dias pelas ruas de Capivari, já Henrique divide o tempo entre a escola, jogar bola e andar de skate. Todos trocaram os refrigerantes por sucos naturais, às massas brancas pelas integrais, doces pelas frutas e, acima de tudo, as dores pela autoestima, mudança que ainda não está totalmente concluída.

Em menos de um ano, Elton, que pesava 164 quilos, passou para 103, Daniela, de 115 quilos, agora pesa 84 e Henrique, de 90, hoje marca 65 quilos.