Geral

170 vozes para recordar com alegria o tempo dos nonos e nonas

Trevisani, Steli Alpine, Ricordi D’italia, Va Pensiero, Bellunesi, Cantando Si Vá, Serenata d’Amore, Coral da Natividade, Grupo Frateli Furlan e Eliane foram os corais que encantaram o público durante o 9ª Encontro Regional da Canção Folclórica Italiana de Cocal do Sul, na noite da última sexta-feira, 29. O evento faz parte da programação da II CocalFest. Ele foi realizado na capela da comunidade de Rio Comprudente sob as bênçãos de Nossa Senhora do Caravaggio reunindo mais de 300 pessoas.

Ao todo, 170 vozes de Treviso, Orleans, Siderópolis, Urussanga, Tubarão, Morro da Fumaça e Cocal do Sul cantaram com o coração e sentiram com a alma canções da cultura e imigração italiana. Algumas das canções chegam a ter mais de 100 anos e emocionaram o público que relembrou da história de coragem, luta e fé de seus imigrantes e descendentes que ajudaram a construir a região.

Para o coralista de Tubarão, Flávio Maragno “é um prazer cantar as canções que nossos descendentes cantavam. A gente procura resgatar um pouco disso por meio do canto e da religião. É uma pena que a nova geração não se interesse por tudo isso”, afirma. A visitante, Rosana Guollo Bortolatto resume o encontro como maravilhoso. “O Festiva é sempre muito bem organizado e incentiva a cultura italiana. Uma pena é que as pessoas mais jovens não participam. Isso não pode acabar”, observa.

Segundo o Prefeito Ademir Magagnin a cultura folclórica tem que ser preservada. “Os cantos falam do dia a dia e tem sempre uma mensagem de vida. Somos muito gratos por todos esses grupos terem aceitado o nosso convite e mais uma vez fazerem parte deste momento de integração. Essa cultura não pode se perder e estaremos sempre investindo para que eventos como este sejam constantes em nossa cidade e para toda a comunidade”, ressalta.

Após as apresentações, todos os corais em uma só voz se uniram para cantar o hino da imigração italiana “Mérica”. O 9ª Encontro Regional da Canção Folclórica Italiana foi uma realização do Governo Municipal, Comissão Central Organizadora da CocalFest, Serenata d’Amore e Circulo Italiano. Após as apresentações, os grupos participaram de um jantar típico italiano.

Coral Natividade e Maestro Jaime de Brida são homenageados pelos 40 anos de fundação e história

Após cada apresentação, os corais foram homenageados com um quadro que certificou a participação dos grupos no Festival. Uma homenagem especial também foi concedida pelo Governo Municipal ao Coral Natividade pelos seus 40 anos de fundação. O Coral teve início em julho de 1974, quando um pequeno grupo de 10 pessoas junto com as irmãs do Colégio da cidade, reuniram-se para formar um coral e solenizar uma missa na Matriz Nossa Senhora da Natividade. Em todos esses anos passaram pelo coral 160 coralistas. O maestro Jaime De Brida também recebeu a homenagem pelo belo trabalho realizado em Cocal do Sul e região por meio da música. Ele foi responsável direto pela criação de vários corais infantis, corais de idosos, de meninas, banda marcial e, sob sua influência, vários grupos de música se formaram e muitos CDs foram gravados. Também ministrou aulas de música, deu a musicalidade ao hino de Cocal do Sul e, atualmente, rege os corais Natividade e Cala/Apae.

Segundo o Diretor de Cultura e Presidente da CocalFest, Juarez Fogaça esse é um momento para enaltecer quem sempre atuou com dedicação em prol da nossa cultura e da música. “Hoje, aos 72 anos, Jaime soma 40 anos a frente do coral Natividade e proporcionou e proporciona à comunidade de Cocal muita emoção e alegria, fazendo da música sua maior paixão e sua marca registrada. É por tudo isso que prestamos esta singela homenagem com o sentimento de gratidão, respeito e admiração por seu talento, doação e compromisso com o nosso município”, finaliza.

Colaboração: Maria Luiza Da Rolt

[soliloquy id=”84135″]