Geral

4º Desafio Serra do Rio do Rastro é marcado por chuva e muita adrenalina

Foto: Samuel Madeira/Sul in Foco

Foto: Samuel Madeira/Sul in Foco

Nem mesmo a chuva foi capaz de tirar o brilho e a emoção dos competidores que participavam do  4º Desafio de Ciclismo da Serra do Rio do Rastro. Com recorde de inscritos, a competição contou com 720 atletas de várias categorias. A cidade de Lauro Müller fiocu praticamente lotada nesse sábado (8). Pusadas, restaurantes e o comércio ficaram movimentados durante todo dia.

–> Veja todas as fotos da competição

Devido à falta de iluminação na Serra, a largada aconteceu às 15h30min na Praça Henrique Lage, no centro de Lauro Müller. O sinal de partida foi dado pelas mãos do prefeito, Fabrício Kusmin Alves. O primeiro pelotão de duas rodas foi o das mulheres, que largou 5 minutos antes que os demais.

No início da prova, a temperatura marcava 24 ºC. Uma garoa fina caía no momento da partida. Porém, na etapa mais difícil da prova, nos últimos quilômetros, o clima piorou. Além da intensidade da chuva, uma forte neblina tomou conta do percurso, aumentando significativamente o grau de dificuldade da prova.

Em cada pedalada, homens, mulheres, jovens, amadores e profissionais, de diversas partes do país, misturavam-se buscando o mesmo objetivo: chegar ao topo da estrada eleita como a mais espetacular do mundo.

Com o apoio do Governo de Lauro Müller, a competição foi promovida pela Federação Catarinense de Ciclismo (FCC). Pontos estratégicos foram montados pelo Governo Municipal para a distribuição de água e frutas aos competidores. Policias Militar, Rodoviária e Corpo de Bombeiros também prestaram apoio a competição.

Após uma hora e oito minutos de prova o ciclista catarinense, Marcelo Moser, o Pinguim, de Blumenau, se consagrava campeão da competição, após percorrer os 24,5 quilômetros. O atleta competiu na categoria Elite Speed.

De acordo com o presidente da federação, João Andrade, o Desafio de Ciclismo na Serra do Rio do Rastro ganha força a cada nova edição e já é uma  competição pela federação. “O evento mais uma vez foi um sucesso. Quebramos o recorde em participação. Só temos a agradecer a todos os atletas que participaram e aos parceiros deste evento que fazem parte deste sucesso”, pontua Andrade.