O Pensar Político – Conexão Capital

A enganação da SC-390

Foto: Ketully Beltrame / Arquivo / Sul in Foco

Foto: Ketully Beltrame / Arquivo / Sul in Foco

Mais uma vez o poder público dá provas que está em visível descompasso com as necessidades locais.  O caso da SC-390, que liga os municípios de Orleans e Lauro Muller com a Serra do Rio do Rastro, é um exemplo da notória falta de empenho do poder público.  Poderíamos alegar que há um entrave político se não fosse os respectivos prefeitos de Lauro Müller e Orleans – ambos do PSD – aliados políticos e “cabos-eleitorais” do atual governador Raimundo Colombo (PSD), que vem ignorando e engavetando os ofícios de solicitação de revitalização da SC-390. Raimundo Colombo, fiel defensor da presidente Dilma (PT) nas eleições de 2014, levou preciosos votos em Lauro Müller e Orleans, bem como seus aliados.

As manifestações de protestos que fecham a rodovia SC-390 são lícitas e justas, mas feita em local impróprio.  Os manifestantes, eleitores ou não do atual governador, deveriam reunir-se na frente das Secretarias Regionais, que tem por finalidade cuidar dos municípios (para isso foram criadas), na frente das Prefeituras Municipais que apoiaram e apoiam o atual modelo de governo, nos gabinetes dos deputados aliados do govenador. O problema da SC-390 não é algo novo, foi discutido durante o período eleitoral. Assim como os empasses entre o magistério e a onda de violência que se abateu no estado.

O grande desafio não é fechar a SC-390, mas por um fim no modelo falido e demagógico de depositar votos em políticos que engavetam o anseio popular. Um govenador que nega a solicitação dos prefeitos aliados, diga-se, Orleans e Lauro Müller, é capaz de sensibilizar-se com uma mobilização de 16 minutos? A mais eficaz manifestação é aquela a qual os bloqueiam na urna.

De olho nos números: Lauro Müller

Eleições de 2014

Raimundo Colombo (PSD): 3.408 votos

Paulo Bauer (PSDB) 3.233 votos

De olho nos números: Orleans

Eleições de 2014

Raimundo Colombo (PSD): 7.201 votos

Paulo Bauer (PSDB) 4.940 votos

Conexão Capital:

A convenção estadual do PMDB foi marcada pela unidade partidária. O partido se organiza para 2018.