Nutrição

A importância das cores dos alimentos

Foto: Divulgação/Internet

Foto: Divulgação/Internet

Com uma alimentação variada em tipo e cores é provável conseguirmos obter todos os nutrientes que necessitamos. Com isso muitas doenças podem ser evitadas conseguindo manter a saúde em dia. Mas para isso, é preciso adotar hábitos saudáveis, tendo uma alimentação equilibrada em porções e em cores. Então conheça abaixo os benefícios que as cores dos alimentos podem trazer.

Alimentos verdes – Essa coloração verde é resultado da grande quantidade de clorofila presente, esta substância desintoxica as células, inibindo os radicais livres, ajudam a proteger o coração, protegem os cabelos e a pele, melhoram o sistema imunológico, são importantes para os ossos e a contração muscular. Contêm em sua composição: Cálcio, fósforo, ferro, vitamina C e vitamina A. Estão presentes em alimentos como: brócolis, alface, chuchu, pepino, agrião, vargem, abacate, Kiwi e em folhas verdes escuras entre outros.

Alimentos amarelos e laranjas – Auxiliam no funcionamento do sistema imunológico, do coração e da visão. Neles estão presentes duas substancias importantes: a Vitamina C e o betacaroteno.  A vitamina C é um antioxidante que protege as células e aperfeiçoa a absorção do ferro presente nos vegetais. O betacaroteno é precursor da vitamina A que é muito importante para a manutenção dos tecidos e dos cabelos, evita o surgimento da cegueira noturna e atua no metabolismo das gorduras. Está presente em alimentos como: batata, moranga, abacaxi, mamão, manga, laranja, pêssego, cenoura, abóbora, entre outros.

Alimentos roxos – Exemplos: berinjela, beterraba, repolho roxo, açaí, amora, uva, jabuticaba ameixa, etc.; Essa coloração de alimento possui um pigmento chamado antocianina, que protege o organismo contra infecções, e retarda o envelhecimento, neutraliza substancias cancerígenas, traz saúde para o sistema cardiovascular.

Alimentos vermelhos – O principal nutriente encontrado nos alimentos como: tomate, pimentão vermelho e o morango, é o licopeno, esta substância presente é um antioxidante muito importante no combate de radicais livres que aceleram o envelhecimento precoce, além de reduzir a incidência de câncer de próstata.  Muito importante ressaltar que para a substancia agir é necessário que o alimento tenha sido processado (cozido), facilitando a absorção do licopeno.

Alimentos marrons e beges – Esses alimentos de cor marrom e bege fornecem nutrientes que são de extrema importância para o funcionamento do intestino, agindo no combatem a ansiedade e a depressão, atuam na redução do colesterol sanguíneo, previnem o câncer e as doenças cardiovasculares. Fornecem uma variedade de vitaminas e minerais, entre eles: as vitaminas do complexo B, vitamina E, selênio e fibras. Exemplos: cereais integrais, grão-de-bico, feijão, lentilha, soja, nozes, castanhas  e chocolate amargo ou meio amargo (60% – 85% de cacau) que é rico em flavonóides, que diminuem a pressão sanguínea e promovem o bom funcionamento do sistema circulatório, além de liberar serotonina, dando bem estar e prazer; ótima opção para mulher em TPM.

Até a próxima!