Esporte

A menos de um mês para o mundial, triatleta de Criciúma trabalha a mente para a competição

Foto: Jussi Moraes

Foto: Jussi Moraes

Faltando menos de um mês para o mundial do Ironman o coordenador técnico da Esporte & Saúde – Pro Runner, Santiago Mendonça, está intensificando os cuidados com os treinamentos. O momento é de cuidar da alimentação e preparar a mente para o evento. A competição que ocorrerá em Kona, no Havaí, no dia 11 de outubro, terá o triatleta como representante de Criciúma.

Perto de uma prova de longa distância está sendo reduzido o volume do treinamento para que o corpo se recupere e esteja 100% na hora da largada. "Estou nos últimos treinos específicos para a prova e agora inicia uma parte fundamental da preparação: a mente. Nossa cabeça deve estar preparada, assim como o corpo", informou o competidor. Para ele, muitos erram nesse momento, fazendo treinos excessivamente fortes, chegando fadigado na competição. “Aí que entra a parte da nossa cabeça para segurar toda essa ansiedade de querer treinar mais do que deveria”, considera o triatleta que garantiu a quarta vaga para o mundial no Ironman Brasil, em Florianópolis.

Os cuidados nesta etapa de treinamento também levam em consideração a parte nutricional. "Uma pequena gripe pode atrapalhar nessa hora. Para isso estou cuidando da alimentação para que não falte nenhum nutriente", revelou. Mendonça divide os horários de treinamento com as atividades profissionais na Pro Runner. "Meus alunos são mais que especiais. Todos estão na torcida, acompanham meu treinamento e ainda me ajudam diretamente nos treinos longos de corrida, indo de bicicleta levando água e isotônicos", relatou dizendo que as funções se invertem.

A prova acontecerá na cidade de Kailua. O fuso horário é de 7 horas a menos que no Brasil e costuma ser muito quente nessa época, podendo chegar a 40 graus, com umidade relativa do ar de 80% e ventos muito fortes durante a prova. Por isso é considerado o Ironman mais difícil do mundo. "Agora é reta final. Qualquer detalhe é importantíssimo. Sinto que estou preparado e fiz o meu melhor nos treinos. Estou realizando um sonho e fico feliz de representar nossa cidade no mundial. Considero que nossa região é perfeita para o treinamento de triathlon”, completou. Mendonça conta com o apoio da Fátima Esportes, Ávila Suplementação e Bike Point.

Colaboração: Jussi Moraes