Geral

A obra que entra na história de Orleans

Estrada geral do Rio Novo está sendo preparada para receber pavimentação asfáltica.

“Parece coisa de cinema”, exclamou o orleanense Sebastião do Nascimento ao ver as obras de alargamento e retificação da estrada geral do Rio Novo, que posteriormente receberá pavimentação asfáltica. A cada dia um novo cenário e a trilha sonora desse filme é o barulho das máquinas, que trabalham incansavelmente desde as primeiras horas da manhã até o anoitecer, para que o projeto seja concluído o mais breve possível. O próximo capítulo dessa história? Um percurso mais curto, usuários da estrada seguros e uma cidade mais desenvolvida!

“É uma obra que entra na história de Orleans, jamais realizada por outro prefeito. É uma obra em nível de Estado”, comemora o prefeito Marco Antonio Bertoncini Cascaes, que ainda explica que o projeto atende diversas finalidades como: diminuição do tempo de percurso, segurança para os usuários da estrada e abertura para um caminho turístico, que será desde a entrada da cidade até as Três Barras. “Temos um dos mais incríveis patrimônios naturais do Estado, abrangendo a Serra do Rio do Rastro, a Serra do Imaruí, a Janela Furada e as belíssimas paisagens de um percurso margeado por um rio totalmente despoluído”, pontua o gestor.

A obra, que faz parte do plano de Governo Marco e Lussa, é viabilizada com recursos do financiamento do Badesc e os serviços de terraplanagem devem ser concluídos em 90 dias. O coordenador de obras públicas do município, o engenheiro Edésio Berger, explica que a prefeitura está se antecipando e deixando o leito para que de um lado da estrada seja construída calçada e de outro uma ciclovia. Além disso, o projeto prevê a arborização de todo o trajeto. “Estamos mudando e modernizando Orleans, além de transformá-la em uma cidade ainda mais bonita”, afirma.

Outro ponto analisado pela administração municipal foi o período para o início das obras, já que a estrada precisaria ser interrompida. “Esse é o momento ideal, pois não há transporte escolar, grande parte dos funcionários das empresas está de férias e o fluxo de pessoas na cidade está bastante reduzido”, observa Berger. O trânsito está interrompido desde o último dia 7. “Ressaltamos que os transtornos são temporários, mas os benefícios são permanentes. Por isso, contamos com a compreensão e o apoio de todos”, enfatiza Dr. Marco.

Com o objetivo de auxiliar os usuários da estrada, a Prefeitura de Orleans está divulgando rotas alternativas para chegar até a comunidade de Rio Novo. A primeira rota é o trajeto Vila Nova – Barracão – Busque do Sul, e a segunda Oratório – Bachio – Ponte Preta – Rio Laranjeiras. Vale ressaltar que é proibido o trafego de veículos pesados pela estrada da Barra do Rio Novo, como aponta a sinalização implantada na localidade. “Pedimos que os motoristas respeitem essa sinalização, pois o trânsito de veículos pesados pode romper uma das adutoras do Samae, comprometendo o abastecimento da nossa cidade”, frisa o prefeito.

A Secretaria de Infraestrutura também está atenta aos problemas ocorridos por conta das fortes chuvas que atingem o município durante o verão, buscando solucionar a todos, dando prioridade aos emergenciais. 

Colaboração: Stéphanie Piava Pizzolatti/Imprensa PMO

[soliloquy id=”53021″]