Geral

Abadeus chega a mais de 600 profissionais formados no Projeto Desenvolvendo Talentos

Foto: Antonio Rozeng

Foto: Antonio Rozeng

A Associação Beneficente Abadeus realizou nestsa quarta-feira (28) a formatura de mais 61 alunos do projeto Desenvolvendo Talentos para Inclusão Social, sendo 52 de Costura Industrial e nove de modelagem plana. No total já foram capacitados 605 profissionais em cerca de três anos e meio de projeto, que é patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental.

Um dos formandos é o moçambicano Ângelo Duarte Chipendo, de 39 anos. Ele recebeu dois certificados: um pelo curso de costura e outro pelo de modelagem. Angelo pretende voltar para sua terra natal no futuro, e ensinar o que aprendeu no Brasil. Mas antes ainda vai cursar o curso de Modelagem Computadoriza. “Estou emocionado. É um tempo especial da minha vida. Um sonho cumprido”, explica o tímido e sorridente rapaz com um sotaque português carregado. Ele ainda explica que pretende trabalhar nas fabricas brasileiras durante aproximadamente dois anos, como forma de adquirir experiência.

Natural da capital de Moçambique, Maputo, Ângelo lembra que conheceu a Abadeus durante a Feira Nacional para Indústria da Moda – Fenafashion.  Segundo ele a saúde e a educação em Moçambique estão em situação complicada. O país sofre com as constantes ameaças de guerra civil e com a pobreza que atinge a maioria da população. “Nosso país deve estar entre os três mais pobres do mundo”, afirma ele, que espera contribuir no desenvolvimento econômico levando conhecimento.

A Diretora Executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro, ressalta a importância do projeto como instrumento de acesso a cidadania e inclusão. Segundo ela o Projeto Desenvolvendo Talentos para Inclusão Social incentiva e promove o potencial criativo e o empreendedor, capacitando e resultando na emancipação dos participantes atendidos. “É um projeto completo que capacita e abre oportunidades”, diz Shirlei.

O evento ainda contou com a apresentação da Orquestra Sinfonia de Talentos e de uma esquete da ONG Jovem Com Uma Missão – JOCUM.

Colaboração: Antonio Rozeng