Geral

Aberta a Semana Nacional do Trânsito em Içara

A Semana Nacional do Trânsito em Içara iniciou nesta quinta-feira com diversas atividades. A abertura oficial aconteceu na sede da FAI e contou com a palestra do professor Rosinei da Silveira, além da participação do policial civil, Almir Fernandes que apresentou o esboço do projeto Educando para o Trânsito, realizado pela Polícia Civil/Detran. Neste ano, o tema abordado é “Cidade para as pessoas; proteção e prioridade ao pedestre”.

Ainda foi montada uma tenda com a realização de testes rápidos de sífilis, HIV e Hepatite B e C e entrega de materiais informativos e educativo antidrogas – realização da Secretaria de Saúde, por meio do Programa DST/HIV/AIDS. A ação nesta quinta-feira também envolve panfletagens e visitas em escolas com o kit “Escolinha de Trânsito Móvel da Kopp. Veículos envolvidos em acidentes são expostos no Centro, como forma de chamar ainda mais a atenção ao trânsito mais seguro.

A programação é organizada pelo Governo de Içara, por meio do Núcleo de Transporte e Circulação (NTC), e o Conseg. Também há o envolvimento da Secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia; Polícia Militar e Civil; Corpo de Bombeiros e Ciretran. Na abertura, que contou com a presença de autoridades, o prefeito, Murialdo Canto Gastaldon e o presidente do Conseg de Içara, Celso Luiz da Silva, chamaram a atenção dos estudantes da Escola Professora Salete Scotti dos Santos que estavam presentes quanto à condução de veículos sem habilitação.

“Sejam mais solidários e faça vocês o papel de cumpridores da legislação do trânsito. Que não dirijam sem antes ter a habilitação; que não pressionem os pais para dar uma volta de carro sem estar habilitado. O risco é muito grande”, aconselhou Murialdo. “Vocês são os futuros condutores, então nunca é cedo ou tarde para se aprender; de ter consciência; saber ser educado no trânsito”, apontou Silva.

O policial civil, Almir Fernandes e o palestrante, professor Rosinei da Silveira, relataram dados surpreendentes para muitos. “Trabalhei por 10 anos no Hospital São José e estou mais de 20 anos no IML. Já vi muitas mortes, desde como condições de embriões há pessoas com 100 anos. Mas, o trânsito é muito violento, morrem mais pessoas que vítimas de homicídio; de doenças… Em 2013 foram 67 mortes e até setembro deste ano já são 69 óbitos. Precisamos frear e quem faz isso somos nós, pela responsabilidade que temos”, disse Fernandes.

“Quando o assunto é acidente de trânsito, o que percebemos em conversas é de que só acontece com o outro; que a culpa é sempre do outro. Ou de que a moto é que não respeita; o pedestre que surgiu do “nada””, destaca Silveira. Tenente Maycon Prudêncio falou sobre a importância da semana Nacional do Trânsito. “A semana é de conscientização; de chamar a atenção da sociedade. Cerca de 90% dos acidentes são causados por imprudências, seja ela, de ultrapassagem em local proibido; dirigir sem habilitação ou alcoolizado, enfim, são vários”, cita.

A programação com atividades segue até o dia 25. Ainda haverá ações de reforço nas sinalizações em frente às escolas municipais de Içara; palestras com Agnaldo Anibal e o professor Rosinei da Silveira e abordagem preventiva da Polícia Militar em bares do município, nos horário noturno com as campanhas da Lei Seca e Semana do Trânsito. “A Semana Nacional do Trânsito em Içara conta com uma ampla programação. Sempre com foco na conscientização de um trânsito mais seguro”, explica o diretor do Núcleo de Transporte e Circulação (NTC), Eduardo de Mello Ferreira.

Colaboração: Francis LenyAssessoria de Comunicação PMI

[soliloquy id=”87508″]