Geral

Aberta a temporada da tainha

Foto: Elvis Palma/Divulgação/Notisul

Foto: Elvis Palma/Divulgação/Notisul

A partir desta semana, a tainha será disputada por pescadores artesanais e embarcações. Com o encerramento do defeso da tainha, a frota industrial está autorizada a capturar a espécie em alto-mar. De acordo com dados da tabela da produção pesqueira em 2012 em Laguna, quase 15 milhões de quilos de peixes foram capturados. Destes, grande parte foi tainha.
 
Conforme reportagem do jornal Notisul, traineiras já estão apostas no Porto da Cidade Juliana. Uma saída dessa pode ultrapassar 30 mil quilos do peixe. Para o secretário da pesca da prefeitura, José Carlos Mendes Neto, a expectativa para a chegada da época mais farta de peixes do município é grande entre os que dependem da prática para sobreviver. “O nosso verão foi forte relacionado à pesca do parati, entretanto, nada é comparado à temporada da tainha, que é um dos principais elementos da economia lagunense”, detalha. 
 
Quando o tempo esfria é que os cardumes vêm em busca de águas mais quentes. Os pontos de partida são o litoral do Rio Grande do Sul e a bacia do Rio da Prata, entre o Uruguai e a Argentina, grandes berçários da espécie. Mais de 50% dos cardumes acabam nas redes dos pescadores catarinenses.