Esporte

Aberta oficialmente a 33ª edição do JOESI em Içara

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Mais de 700 estudantes, com 13 e 14 anos de idade, de 10 escolas municipais, estaduais e particulares, participaram na manhã de hoje (15) da abertura oficial da 33ª edição dos Jogos Estudantis de Içara (JOESI). O evento aconteceu no módulo esportivo içarense, e contou com a presença de grande parte dos atletas que disputam a competição nas modalidades de atletismo, basquete, tênis de mesa, vôlei, xadrez, handebol e futsal.  

A carateca Monique Mendes Ponciano (equipe da FME), aluna da EMEF Quintino Rizzieri, conduziu a tocha e oficializou os jogos com o acendimento da pira, que permanece assim até o dia 11 de abril, quando encerram as atividades. O juramento do atleta foi feito pelo aluno Ruan Soares Venancio (futsal da FME), também da escola Quintino Rizzieri. A abertura ainda foi abrilhantada pela apresentação da bailarina Caroline Cabreira, da escola de Dança Mova.  

“O JOESI, assim como outros eventos esportivos, tem como principal proposta à integração. Além disso, ocorre por meio de regras e disciplina que nos acompanham por toda a vida”, assinalou o presidente da FME, Flavio Felisberto, acrescentando que os campeões de cada modalidade representarão Içara na etapa regional dos Jogos Escolares (JESC), que acontecerá entre os dias 01 e 10 de maio, em Morro da Fumaça.

Já o prefeito, Murialdo Gastaldon, afirmou que o JOESI é um sucesso, “pois é uma proposta que perdura por 33 anos. Importante ainda salientar que Içara, com todos os esforços, tem se evidenciado em diversas áreas assim como no esporte, e com amplas possibilidades de ser referência. Recebam nosso reconhecimento”, parabenizou o prefeito declarando abertos os trabalhos dos Jogos. “Que este JOESI seja histórico na vida de cada um de vocês, pois o esporte é um meio importante de cidadania e respeito”, emendou Sandro Giassi Serafim, vice-prefeito.

Na ocasião o árbitro Eliseu Cardoso Machado, agredido em uma competição, recebeu a solidariedade do governo municipal, da equipe da FME e de todos os atletas. Na oportunidade também foi assinado o contrato de parceria entre a prefeitura e o Serviço Social da Indústria(SESI) para a realização do Programa Atleta do Futuro. As primeiras turmas estão instaladas na EMEF Quintino Rizzieri, onde estarão contempladas as modalidades de vôlei e basquete.

Além das modalidades definidas, ao longo do projeto, também serão desenvolvidas atividades de rugby – hóquei na grama, badminton, tênis de campo e atletismo. A expectativa é atender cerca de 200 crianças e adolescentes, entre seis e 17 anos. As inscrições são gratuitas, e é necessário estar matriculado regularmente em escolas do município.

Finalizando a cerimônia ocorreu a premiação da escola vencedora no atletismo, que teve as competições realizadas na sexta-feira. Tanto no naipe feminino, quanto no masculino, a vencedora foi a escola estadual Maria da Glória e Silva, do bairro Aurora; o segundo lugar ficou com a escola municipal Maria Arlete Bitencourt Lodetti; e em terceiro Quintino Rizzieri.

Ainda participaram do evento vereadores, secretários municipais e diretores. No segundo semestre será realizada a segunda etapa do Joesi onde participarão as crianças de 11 e 12 anos; e também o Joesinho para os pequenos entre 7 e 10 anos de idade.

Colaboração: Alexandra Cavaler