Educação

Acadêmica da Unisul apresenta dissertação sobre obesidade, em Paris

A aluna do mestrado em Ciências da Saúde da Universidade, Andriele Silva Vieira, apresentou sua pesquisa no Fórum Internacional de Sepse, na França

Foto: Divulgação / Comunicação Unisul

Foto: Divulgação / Comunicação Unisul

Andriele Silva Vieira, aluna do mestrado em Ciências da Saúde da Unisul, sob orientação da professora Fabricia Petronilho, apresentou sua dissertação de mestrado no Fórum Internacional de Sepse. O evento aconteceu nos últimos dias 3, 4 e 5 de dezembro, no Instituto Pasteur, na cidade de Paris, França. A apresentação teve o título "Obesidade exacerba o dano cerebral induzido por sepse em ratos”.

Sepse é uma condição que ocorre quando um agente infeccioso- bactérias, vírus ou fungo – entra na corrente sanguínea de uma pessoa. A infecção afeta todo o sistema imunitário, o que então desencadeia uma reação em cadeia que podem provocar uma inflamação descontrolada no organismo. O Fórum Internacional de Sepse (ISF), por sua vez, é o principal congresso internacional focado exclusivamente no entendimento da fisiopatologia e tratamento da sepse. Durante o evento buscou-se o desenvolvimento de um consenso internacional sobre questões científicas recentes relacionadas à doença e à divulgação de orientações práticas emergentes para pesquisadores, intensivistas, e outros profissionais de cuidado intensivo de todo o mundo.

Segundo Andriele, o estudo avaliou a associação de um modelo animal de obesidade com o modelo de sepse em ratos, a fim de identificar o possível aumento da resposta inflamatória presente na sepse associada à uma condição inflamatória crônica, como ocorre na obesidade. O estudo teve como alvo as possíveis alterações no sistema nervoso central desses animais com resultados importantes de aumento do dano oxidativo e inflamação em diferentes regiões cerebrais dos animais quando a obesidade associa-se à sepse. "Atualmente a sepse é uma das principais causas de mortes em UTIs, por isso os estudos sobre essa doença são extremamente importantes", diz a aluna.

Colaboração: Cilene Macedo / Comunicação Unisul