Saúde

Ação de prevenção a gestação precoce reúne mães e adolescentes de Esplanada

Naiara da Costa Damasceno, 19 anos, é casada mãe de uma menina de um ano e três meses. Quando engravidou tinha 17 anos. Conforme a jovem, como ela, algumas de suas amigas também tiveram filho na adolescência. Na tarde desse sábado (30), Naiara deixou os afazeres de casa e foi ao evento promovido pela Secretaria de Saúde de Içara, no salão da igreja de Esplanada, que teve como foco a prevenção a gestão precoce; as possibilidades futuras de vida e dicas de saúde.

A ação contou com a palestra do secretário de Saúde, o ginecologista e obstetra Lauro Nogueira; oferta de testes rápidos de saúde promovidos pelo programa DTS/HIV/AIDS; atividades recreativas organizada pelo Cras de Esplanada, além de lanche e sorteio de brindes. “Acho bastante importante este evento. É uma forma de esclarecer e orientar as adolescentes à gestação precoce. A maioria das que conheço engravidou sem planejar”, diz Naiara.

Ester Gonçalves Nunes, 22 anos, também participou do evento. Casada e mãe de dois filhos de dois e três anos, sua primeira gestação aconteceu aos 18 anos. “Um filho é uma responsabilidade bastante grande, tem que ser muito bem planejado. É importante falar de gestação. Muitas que engravidam, em sua maioria adolescente, não têm noção do significado de uma gravidez”, argumenta Ester, lembrando que duas vizinhas engravidaram com 13 anos.

Com a participação de mais de 300 convidados, durante a palestra Lauro falou sobre adolescer; gestação precoce e sonho de vida e ainda promoveu dicas de saúde. “14% das adolescentes brasileiras já têm pelo menos um filho. É um índice preocupante. De 12 a 19 anos, a pessoa está vivendo um momento rico de descobertas e mudanças, seja ele físico, emocional, social e afetivo. Uma gravidez precoce interrompe este desenvolvimento e consequentemente, projetos de vida”, citou Nogueira.

O prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon, prestigiou o evento e elogiou a iniciativa dos organizadores. “O grupo está de parabéns. É um importante evento à prevenção. Muito bom ver, em um sábado à tarde adolescentes, mães e avós que vieram de maneira espontânea. Tenho a certeza que o trabalho à prevenção será repassado”, avaliou.

O evento, organizado por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), ainda contou com o apoio da Atenção Básica; Estratégia Saúde da Família (ESF); Escola Estadual de Ensino Fundamental Alaíde Tabalipa. “Acredito que a palestra alcançou a meta. Este evento é o início de um trabalho a ser desenvolvido juntamente com a ESF de Esplanada, onde realizaremos a formação de grupos de gestantes e trabalhos na escola, sendo este último a resultado de longo prazo, mas necessário visto que muitas que engravidam abandonam os estudos”, pontua o psicólogo do NASF, Sérgio Gobbi.

Conforme a enfermeira responsável pelo ESF de Esplanada, Margarette Bortolatto, das gestantes que recebem acompanhamento na unidade de saúde, 60% delas são menores de 17 anos.

Colaboração: Francis Leny

[soliloquy id=”84127″]