Saúde

Ação visa zerar filas de espera de consultas e exames em Criciúma

Foto: Cristian Pereira

Foto: Cristian Pereira

Com o intuito de desafogar e zerar a fila de espera enfrentada pelos criciumenses que buscam por exames e consultas, a Administração Municipal lançou, na tarde desta segunda-feira (16), o programa de força-tarefa para prestar os atendimentos das demandas represadas. A liberação de R$ 3 milhões, conquistados através do Fundo Nacional de Saúde (FNS), foi anunciada em ato no Salão Ouro Negro.

Segundo o prefeito Márcio Búrigo, que fez o lançamento da ação através de um vídeo, o mutirão tem como meta prestar o atendimento a centenas de cidadãos que estão esperando em filas. “O governo vem se preocupando de forma intensa com as demandas de pacientes de alta e média complexidade. Queremos que haja zeramento das filas de exames e consultas e encontramos esta medida para levar até a população um atendimento mais dinâmico. Ao todo estamos colocando 32 tipos de exames nesta força-tarefa e dando início a mais uma ação para tirar as dores das pessoas. Com a dedicação dos profissionais, acredito que a população logo será atendida”, declarou o prefeito.

Para que o ato se concretize, o Governo Municipal fará parceria com clínicas e empresas particulares, ou que possuem convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS). Os recursos na ordem de R$ 3 milhões que viabilizam esta ação foram buscados no Fundo Nacional de Saúde (FNS). Serão disponibilizados o reforço de médicos endocrinologistas, geriatras, dermatologistas, neurologistas, oftalmologistas, ortopedistas e psiquiatras.

Conforme o secretário Municipal de Saúde, Paulo Conti, é preciso ser proativo e levar saúde às pessoas que precisam. Ele acrescenta que somente através de ações como esta se torna possível dar encaminhamento à fila. “Graças ao nosso grupo de colaboradores foi possível ver a quantidade de pessoas que estão nas filas. Sabemos que é uma angustia muito grande para quem espera. O prefeito me pediu para que tomasse uma atitude. Então conseguimos uma verba que poderemos realizar cerca de 15 mil exames e mais de 15 mil consultas.”, relatou Conti.

Um edital será elaborado pela Diretoria Executiva de Licitações e Contratos e ficará disponível no site da Prefeitura de Criciúma. Através dele os prestadores de serviços interessados no certame poderão ter acesso às normas e documentações necessárias para participarem da ação.

Cardiologia é área mais esperada

As especialidades e procedimentos de maiores filas envolvem a área de cardiologia. Entre os exames mais concorridos estão os de cintilografia, ecocardiograma e cateterismo. Nas consultas, um serviço bastante recorrido e com grande tempo de espera é o de oftalmologia. O atendimento do mutirão ocorrerá de forma cronológica, dando prioridade para aqueles que estão a mais tempo na fila de espera. Se houver algum caso de urgência/emergência é preciso que se justifique de forma muito fundamentada para que seja passada à frente.

Colaboração: Milena dos Santos