Geral

Acessos ao túnel do Morro do Formigão podem ser novo gargalo na BR-101

Foto: Lucas Colombo/Clicatribuna

Foto: Lucas Colombo/Clicatribuna

O Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) admite dificuldades para realizar a licitação para contratar uma empreiteira que construirá os acessos ao túnel do Morro do Formigão, na BR-101, em Tubarão. As obras do túnel, por outro lado, estão em ritmo acelerado e podem ser concluídas ainda neste ano, antes do prazo contratual, que é maio de 2015. O risco que existe é que, mesmo pronto, o novo trajeto fique sem condições de uso pela falta dos acessos.

A informação foi passada nessa segunda-feira pela manhã pelo superintendente regional do DNIT em Tubarão, Avani Aguiar de Sá, à imprensa e ao deputado federal Ronaldo Benedet (PMDB), que coordena a Frente Parlamentar em Defesa da Conclusão das Obras de Duplicação da BR-101. O parlamentar realizou vistoria ontem no túnel e na Ponte Anita Garibaldi, em Laguna. A imprensa acompanhou.

Túnel pode ser liberado em dezembro

Mesmo assim, Sá considera a possibilidade de criar acessos provisórios e liberar o túnel para trânsito no fim do ano. “Vamos analisar se será conveniente a liberação provisória para trânsito”, disse. Benedet prometeu empenho para pressionar a direção do DNIT a fim de resolver o entrave. “Fiquei sabendo disso hoje. Precisamos fazer alguma coisa. O mais difícil que era o túnel já está quase pronto, agora vamos ficar dependendo das entradas”, indignou-se.

As obras do túnel estão na etapa de concretagem, anterior à colocação da camada asfáltica. “É uma obra muito bem tocada e certamente ficará pronta até o fim do ano. Já está em torno de 95% pronta”, afirma o superintendente do DNIT. As empresas responsáveis pelo túnel são a JDantas e a Novatecna. O investimento é de R$ 52 milhões. Quando concluída, a obra terá 900 metros de extensão. Aproximadamente 530 metros serão em rocha escavada e os outros 370, nos acessos às duas entradas.

Ponte Cavalcanti segue com previsão para agosto de 2015

Já a Ponte Juscelino Kubitschek, mais conhecida como Ponte Cavalcanti, sobre o Rio Tubarão, está em processo de demolição. Depois, a nova será erguida. A obra está dentro do cronograma e deve ficar pronta em agosto do ano que vem.

O gargalo mais crítico da BR-101 continua a ser o Morro dos Cavalos, em Palhoça. O túnel que será construído no local ainda sequer foi licitado, o que só deve ocorrer no ano que vem. “Mas até o fim deste ano deve ficar pronta a quarta faixa de rolamento. Isso já deve amenizar a situação”, prevê Sá.

Com informações do Portal Clicatribuna