Segurança

Acic na luta pela segurança pública

Nova reunião com a secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada Faraco De Luca e o Secretário de Segurança Pública César Augusto Grubba vai discutir a questão das câmeras de segurança, nesta terça-feira, 24, em Florianópolis.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Associação Empresarial de Criciúma – ACIC tem travado uma forte batalha na luta pela segurança na cidade de Criciúma. Diversas ações foram e continuam sendo tomadas para garantir a liberdade de ir e vir dos cidadãos. Entre as medidas, a instalação de câmeras de segurança, pleiteada junto ao Governo do Estado, a doação de Drones para as Polícias Civil e Militar, e a mais recente, uma parceria entre a Acic, CDL, Satc e Bairro da Juventude que busca recuperar viaturas da Polícia Militar que estavam em desuso devido a problemas mecânicos e de lataria.

As câmeras de segurança estão sendo reivindicadas desde maio desse ano. Ainda este mês, o presidente da Aic, César Smilevski juntamente com os membros da diretoria da entidade, Donato Zanatta e Delir Milanezi estiveram em reunião com o presidente do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina – CIASC, Roberto Amaral com o objetivo do de cobrar agilidade na instalação de câmeras de segurança em Criciúma.

De acordo com Smilevski, a instalação passa por 5 etapas que devem ser seguidas passo a passo para o funcionamento do serviço. Mesmo assim, a Acic continua cobrando e acompanhando a agilidade das ações. “A Acic não está esperando pelos órgãos públicos. Nós temos problemas de segurança na nossa cidade e estamos correndo atrás”, enfatiza Smielevski.  A Associação Empresarial também solicita que esse monitoramento seja realizado por pessoas da iniciativa privada para que não se tire policiais das ruas.

Segundo Smielevski, uma reunião marcada para esta terça-feira (24), na Capital, vai reunir a secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada Faraco De Luca e o secretário de Segurança Pública César Augusto Grubba. “Queremos cobrar mais agilidade e garantir que seja feita a instalação de cem câmeras de segurança, exatamente como o Governador nos prometeu”, afirma César.

Outra ação importante da Associação Empresarial foi a entrega de dois Drones para as polícias Civil e Militar de Criciúma. Esses equipamentos foram adquiridos com a ajuda de empresas e empresários, numa Campanha coordenada pela Acic, e estão sendo utilizados em ações como monitoramento do trânsito, segurança pública, resgates em locais de difícil acesso, entre outras ações.

A recuperação de viaturas da Polícia Militar é outra medida oferecida pela Acic que tem ajudado a suprir a carência de veículos em bom estado de circulação. Desde meados de agosto, essa parceria com a CDL, Satc e Bairro da Juventude, tem ajudado o 9º Batalhão a colocar mais viaturas para o policiamento das ruas.

Segundo o Capitão da PM, Giovani Santos Constanza, foram atendidas 18 Viaturas e 45 consertos/manutenção realizados em um período de 60 dias. “A importância desse trabalho é fundamental, uma vez que o Governo Estadual e os convênios locais que o Batalhão dispõe, não possuem condições de arcar na plenitude com o custeio na manutenção das viaturas”, explica Constanza.

E complementa “A excelência na mão de obra prestada pela SATC e Bairro de juventude, aliada à doação de peças pela ACIC, contribui em amortizar as dificuldades encontradas neste Batalhão em arcar com o custeio pleno de manutenção de nossas viaturas”.

Com informações de Tati Lemos / Novo Texto Comunicação