Economia

ACIO apresenta Programa de Desenvolvimento Econômico Local para população de Orleans

A Associação Comercial e Industrial de Orleans – ACIO realizou uma reunião para apresentar o Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL, que se trata de uma potencial parceria entre a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC, ACIO e Poder Executivo e Legislativo de Orleans. O encontro ocorreu às 18h de segunda-feira (6) na Câmara de Vereadores. Conforme o coordenador de projetos da FACISC, Osmar Vicentin, o programa une a iniciativa pública e privada para a realização de ações de interesse da sociedade.

Ainda de acordo com Vicentin, o mais importante é poder aumentar a qualidade de vida através do desenvolvimento sócio econômico sustentável do município. O DEL se dá por meio da criação do conselho de desenvolvimento, cujos protagonistas serão os atores locais que trabalharão na discussão de problemas do município, na formulação de estratégias para solucioná-los, na tomada de decisões econômicas e na implementação de ações. Isso será realizado através do diálogo entre a sociedade organizada, iniciativa privada e poderes públicos locais.

“A diferença não está em buscar pessoas de fora, mas dar poder para os cidadãos do município. A nossa proposta é muito simples: criar o conselho trazendo representantes dos diversos nichos da sociedade, discutir o desenvolvimento, formar câmaras técnicas porque não se deve abrir espaço para o achismo, e trazer a solução por meio da discussão. Nosso papel enquanto federação é facilitar esse processo. Mas, para isso, deve haver o desejo da população local”, afirmou.

O presidente da ACIO, Ubirajara Pickler, o Bira, pediu a colaboração de todos para a criação do DEL em Orleans. “Nós da ACIO não tínhamos conhecimento de todos os detalhes que envolvem e o que se pode alcançar com o DEL. Por isso, essa reunião foi importante. Esse é o início de um trabalho que pretendemos desenvolver. Existe a necessidade de que a sociedade saiba que existe o DEL e de que forma ele será aplicado para gerar recursos para cidade em termos econômicos e culturais. Sendo assim, em primeiro lugar, é necessário o trabalho de conscientização da população orleanense”.

[soliloquy id=”134440″]