Segurança

Ações começam com maiores investimentos

Foto: Divulgação Notisul

Foto: Divulgação Notisul

Com um montante mais significativo em investimentos das últimas três décadas, no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, será lançada oficialmente amanhã, em Florianópolis, a Operação Veraneio. Esta é uma das maiores ações dos últimos anos, planejada e executada pelo governo do estado, por meio da secretaria de segurança pública (SSP).
 
Entre as novidades está a ampliação dos serviços dos profissionais, que passarão a atuar em 33 cidades, com 153 áreas protegidas e 312 locais de salvamentos, números superiores aos da última operação. Nos investimentos feitos pelo governo estão a formação de novos soldados bombeiros e a aquisição de equipamentos de socorro, salvamento e viaturas.
 
 A corporação recebeu ainda cerca de R$ 30 milhões em recursos do programa Pacto Por Santa Catarina. Também está prevista para o próximo mês a entrega de 52 novas embarcações e mais 26 quadriciclos de praia. 
 
Para esta temporada foram contratados 1,2 mil guarda-vidas civis, que atuarão sob a coordenação de 480 guarda-vidas militares, diretamente em praias e balneários catarinenses.
 
Atenção maior dos banhistas é esperada

Nas cidades de abrangência do 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Tubarão – entre Jaguaruna e Garopaba -, a operação iniciou no último sábado. Uma reunião ocorreu recentemente para traçar as estratégias para o verão.

Ao menos, nas principais praias como Garopaba, Imbituba, Laguna e Jaguaruna, os profissionais estão mobilizados. Na operação anterior, uma das reclamações constantes dos guarda-vidas foi sobre a negligência dos banhistas, quando muitos casos de afogamentos e até mortes poderiam ser evitados. 

Segundo Jornal Notisul, as bandeiras indicativas com cores (prevenção antiga), muitas vezes foram ignoradas pelas pessoas. A pesca em costões é outro risco. Rios, cachoeiras e lagoas não guarnecidos devem ser evitados.

Órgãos de segurança

Dentro da operação veraneio, que será lançada amanhã, em Florianópolis, também estão incluídas as ações das Polícias Militar (4.973), Civil (1.979) e Federal. Serão destacados 120 profissionais, com fluência em inglês e espanhol, para o atendimento das ocorrências que envolvam estrangeiros.