Geral

Ações de combate ao mosquito borrachudo são intensificadas

Para evitar os incômodos causados pela proliferação do mosquito borrachudo, a Secretaria da Agricultura de Orleans intensificou as ações de combate ao inseto. Nesta semana, foi entregue gratuitamente aos líderes responsáveis das comunidades cadastradas o larvicida Biológico BTI para aplicação em pontos estratégicos. A equipe da pasta também fornece aos agricultores todas as informações necessárias para aplicação do produto e medidas para prevenir a proliferação do inseto.

O engenheiro agrônomo da pasta, Raphael Niero, lembra que apesar de ser um produto de alto custo e bastante eficiente, é preciso a adoção de outras medidas. “Para retomar o equilíbrio ecológico outras medidas são essenciais para o controle natural do mosquito. São elas: recomposição da mata ciliar, impedir o lançamento de dejetos e aumento da matéria orgânica nos rios, limpeza das margens e controle da pesca predatória. Para o controle efetivo do borrachudo, é necessário o envolvimento de toda comunidade, pois a adoção dessas ações é uma responsabilidade de todos”, pontua Niero.

A primeira aplicação do BTI acontece nos dias 22 e 23 de março e a segundo entre 5 e 6 de abril. O produto para essas aplicações já está garantido desde o ano passado, sendo que para as demais doses a Secretaria da Agricultura já fez a licitação para aquisição de 1.000 litros de BTI.

Colaboração:Stéphanie Piava Pizzolatti/Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Orleans
 

[soliloquy id=”59970″]