Geral

Adeus João Caznok Filho, o técnico do Metropol na Europa

Engenheiro e ex-treinador de futebol faleceu nesta quinta-feira em Criciúma

Uma longa história dedicada ao futebol chegou ao fim nesta quinta-feira, às 7 horas da manhã, em Criciúma, com o falecimento do engenheiro João Caznok Filho, aos 85 anos. Ele foi o técnico que conduziu o Esporte Clube Metropol em inédita e vitoriosa excursão à Europa em 1962. Treinou, também, o Criciúma, logo após a transição do Comerciário.

Caznok era neto de italianos e bisneto de poloneses. Ainda jovem, partiu com sua família para o Paraná, de onde era o seu pai. Retornou para Criciúma trazido pelo empresário Álvaro Catão, para jogar no Atlético Operário. Era centroavante. Praticava boxe também.

Feito engenheiro civil, foi trabalhar no Grupo Freitas, já que granjeava grande simpatia do empresário Diomício Freitas. Logo foi aproveitado no Metropol, à época gerido pelos Freitas, assumindo o time a um mês da excursão à Europa, após demissão de Ivo Andrade e interinidade de Mendes Ribeiro na função.

Ao voltar da Europa, com a jornada vitoriosa no velho continente, foi candidato a vereador pela União Democrática Nacional, fechando a disputa na primeira suplência. Tentou cargos eletivos outras vezes, sem sucesso. Passou pelo Comerciário em meados dos anos 70 e, logo após a transformação para Criciúma Esporte Clube, comandou também o time em seguida de 1978.

Caznok era também um intelectual, gostava de boas leituras, dominava quatro idiomas e entendia de música, dominando partituras mas não domando qualquer instrumento. "Música é matemática pura", costumava lembrar para amigos próximos. O ex-treinador foi ainda comentarista de futebol nas rádios Difusora de Criciúma, nos anos 70, e Difusora de Içara, nos anos 90. Atuou, também, como professor de matemática da FUCRI.

Na foto, Caznok ladeado pelos vereadores Itamar da Silva e Júlio Colombo durante homenagem que recebeu em 2012, quando foi laureado com o título de cidadão honorário de Criciúma pela Câmara. Faleceu nesta quinta-feira, às 7 horas, em sua residência, no bairro Próspera. Está sendo velado no cemitério do bairro Brasília, e será sepultado nesta sexta-feira, às 11 horas.

Colaborou, Geraldo Caciatori. Texto: Denis Luciano / Rádio Eldorado

[soliloquy id=”176840″]