Poder Legislativo

Adir fala sobre a Feagro para vereadores

Foto: Suham Dellatorre/Especial Sul in Foco

Foto: Suham Dellatorre/Especial Sul in Foco

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Braço do Norte, realizada na noite desta segunda-feira, 26, contou a presença do presidente da Feagro, Adir Engel, que foi convidado a esclarecer sobre a prestação de contas da feira, realizada no mês de junho deste ano. De acordo com Adir, a prestação de contas está à disposição, na Prefeitura ou no espaço reservado à feira, na Secretaria da Agricultura, para a apreciação de qualquer interessado.

A Feagro, que movimenta toda a região, recebeu cerca de 50 mil visitantes este ano. "Inclusive, alguns expositores solicitaram para que os estandes estejam abertos para negócios a partir da quarta-feira. Estamos estudando a inclusão de um dia a mais, possibilitando que ainda mais parcerias comerciais sejam feitas durante a feira", finalizou.

Dando sequência, os vereadores realizaram Indicações e Moções de Congratulações e de Pesar.

Na Ordem do Dia, foi aprovada em segunda deliberação, por unanimidade, o Projeto de Lei Complementar 042/2015, de autoria do executivo municipal, que “Acrescenta Zona Rururbana ao Plano Diretor do Município de Braço do Norte, e dá outras providências".

Também foram aprovados por unanimidade os Requerimento 092/2015, de autoria do vereador Antônio Bittencourt de Souza, o Toninho da Cabana (PSD), que “Requer maior empenho na fiscalização e orientação do trânsito no período de pico das 12 horas (meio dia), visto que o fluxo na cidade a torna caótico", e o Requerimento Verbal, feito pelo vereador Valberto Michels (PT), que “Requer o envio de ofício aos ex-prefeitos que seriam homenageados nas comemorações dos 60 anos de emancipação política de Braço do Norte, pelo cancelamento do evento sem prévia comunicação dos mesmos"

Já o Requerimento 093/2015, de autoria do vereador Valberto, que “Requer o envio de ofício ao presidente da Funbama, Cleber Manoel da Silva, para que a convite compareça nesta Casa de Leis, para expor explicações sobre ao andamento dos trabalhos e funcionamento da entidade”, recebeu seis votos favoráveis e um voto contrário.

Os vereadores também aprovaram por unanimidade quatro Pedidos de Informação. Três realizados pela vereadora Soraya Michels Richter (PSDB) e um pela vereadora Maria da Silva Kulkamp (PP).

O primeiro Pedido de Informação questiona o executivo sobre a 'calçada cidadã'. Já o segundo, solicita uma retratação do executivo pelo cancelamento da homenagem aos ex-prefeitos sem prévio aviso aos homenageados. "O senhor Wilson Westphal, que não reside em Braço do Norte, não foi comunicado do cancelamento das comemorações. É lamentável que ele e sua esposa tenham se deslocado até aqui para simplesmente não haver homenagem. É vergonhoso!", comentou a vereadora. O terceiro Pedido solicita informações sobre qual o andamento do procedimento instaurado pelo Ministério Público junto a esta Prefeitura Municipal para regularizar o sistema de taxis desta municipalidade.

A vereadora Maria questionou, através do Pedido de Informação 023/2015, qual o real cronograma executivo da obra de pavimentação da Rua Eugênio Uliano, no bairro Nossa Senhora de Fátima, visto que a mesma tem placas indicando o recurso e datas previstas para início e conclusão.

Nas explicações pessoais, o vereador Antônio Bittencourt de Souza, falou, entre outras coisas, sobre o Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Rio Bonito, que deve ser desmembrado, pois tem cobertura de mais de cinco mil pessoas, dos bairros Rio Bonito, Santa Paulina, Sertão do Rio Bonito e Nossa Senhora das Graças, sendo realizados mais de quatro mil procedimentos por mês.

Já vereador Valberto falou sobre o primeiro ano do mandato da presidente Dilma e a vereadora Maria repassou informações sobre a reforma do Estádio Municipal Lauro Koch, que já está com verba liberada, aguardando apenas que a Prefeitura inicie a limpeza para que a Caixa Econômica Federal (CEF) libere novos procedimentos.

A sessão foi conduzida pelo vereador Jordão Walter Santana (PP), vice-presidente da mesa, e secretariada pelo vereador Bertilo Borba (PMDB), pois o presidente, Mário Jorge Danielski (PSD), está em Brasília, acompanhado do também vereador Osvaldo Balbino (PMDB).

Devido ao feriado do dia 2, a próxima sessão ocorre no dia 9 de novembro.

Colaboração: Suham Dellatorre/Especial Sul in Foco