Geral

Adoção é tema abordado em café literário

Foto: Cilene Macedo

Foto: Cilene Macedo

Como forma de contextualização da disciplina de Sociologia do Direito, a professora Marilene da Rosa Lapolli convidou seus alunos da 5ª fase do curso de Direito, campus Tubarão, para um Café Literário na Sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Tubarão. O evento teve início na manhã desta terça-feira, e teve como objetivo principal o debate sobre o processo de adoção em suas diversas modalidades.

De início os alunos foram apresentados ao prédio sede da OAB, e em seguida conduzidos ao salão onde ocorreu o Café Literário. Entre os convidados para enriquecer o debate, estavam o representante da OAB de Tubarão, doutor Erivelton Filletti, a Juíza da Vara da Família, doutora Lara Maria Souza da Rosa, o Promotor de Justiça, doutor Osvaldo Juvêncio Cioff Junior, a professora da Unisul Márcia Meurer Nunes que vivenciou o processo legal de adoção, desempenhando atualmente o papel de mãe adotiva, a Assistente Social do Ministério Público, Maria Dulcélia Turnes e o coordenador do Curso de Direito e advogado da área de Direito da família, doutor Maurício Daniel Zanotelli.

Segundo a professora Marilene, o debate acorda com as propostas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade, pois “visa tornar a aprendizagem significativa, contextualizando a teoria com a prática e oportunizando o contato com profissionais da área”. A professora diz também que a aula especial pretende relacionar a legislação em estudo com atitudes mais conscientes e prudentes em relação ao processo de adoção em suas diversas etapas, contextualizar as principais questões apresentadas pela Lei da adoção assim como conhecer a atuação dos principais profissionais diretamente ligados ao processo de adoção, tanto no âmbito social, quanto jurídico.

Para a aluna Melissa de Castro Martinelli, o tema em debate é de grande relevância pois “a adoção é assunto muito discutido e controverso, além de ser um processo ainda muito lento e burocrático.” De acordo com ela, “é muito importante que a adoção seja discutida, pois lida-se com vidas de crianças que têm direitos e necessidades”. 
Márcia Meurer Nunes, professora da Unisul, também esteve presente no evento contribuindo com sua experiência como mãe adotiva. Márcia é mãe de Caroline, por quem esperou durante dois anos na fila de adoção. Para ela, “discutir esse tema é essencial no sentido de orientar as pessoas. Muitos têm dificuldade ao tomar a decisão de adotar por falta de informação. Temos de dar a oportunidade de reflexão às pessoas”.

Já o coordenador do curso de Direito, professor Maurício Zanotelli,  diz que o conhecimento, seja ele sobre o tema que for não deve restringir-se à Universidade. Segundo ele, “é preciso que os alunos tenham contato com a sociedade e com a realidade, para que não se limitem à teoria”. Para o professor, adoção é um assunto que exige uma discussão mais ampla e aprofundada, assim possibilitando a quebra de paradigmas.

Colaboração: Cilene Macedo