Saúde

Adolescente de Imbituba pede doação para prótese

Foto: Arquivo Pessoal/DS

Foto: Arquivo Pessoal/DS

Uma jovem de 16 anos busca doações para adquirir uma prótese. Há um mês, Clara Frasson perdeu parte da perna esquerda devido a uma doença chamada osteomielite. A doença afetou 20 centímetros da tíbia. Sem diagnóstico favorável a sua cura, Clara decidiu que, sem forças para continuar com esse tratamento, lhe fosse amputado o membro inferior.

Agora, ela busca por uma prótese. O valor para consegui-la é R$ 25 mil. “Como não temos este valor, resolvi através da internet buscar por ajuda. Acredito que dará certo e poderei voltar a ter uma vida normal”, fala a jovem de Imbituba, que encontrou na fotografia uma maneira de seguir em frente.

A luta de Clara começou aos oito anos, quando ela sofreu um grave acidente, correndo o risco de perder uma parte da perna esquerda. “Passei por vários procedimentos cirúrgicos, em que coloquei vários fixadores externos. Ou seja, lutei para ter minha perna comigo. Porém, o destino nos reserva surpresas, e no início de maio fui diagnosticada com osteomielite”, conta a jovem.

Mesmo após a amputação, Clara fala que não perdeu a guerra. “Ergui a bandeira branca a mim mesma, pois minha vida passava e eu só vivia em torno desse tratamento. Não foi fácil fazer essa escolha. Como também não foi fácil passar oito anos entre cirurgias, dores, isolamento. Enfim, de 15 cirurgias, posso dizer que esta foi a mais dolorosa. Não fisicamente, e sim emocionalmente, pois arrancou de mim algo que cuidei e prezei muito, e ainda por cima amputado a meu pedido”, fala a jovem. 

“Como dizem, ‘a vida continua’, e agora é mais uma luta, pra que eu possa ter uma vida próxima do normal. Minha prótese custa em torno de R$ 25 mil. Quem puder doar qualquer quantia será de grande ajuda. E desde já agradeço a cada um de coração”, diz Clara. Para quem deseja ajudar a jovem, as doações podem ser direcionadas à Caixa Econômica através da agência 1075, conta-corrente 013.00036296-8, em nome de Rogério Souza da Silva, que é o pai de Clara.

Com informações do Jornal Diário do Sul