Geral

Adolescentes sob tutela do Estado são formados no Projeto Novos Caminhos

O Projeto Novos Caminhos da comarca de Criciúma formou 17 adolescentes na noite desta terça-feira, dia 16. O projeto consiste em capacitar jovens de 14 a 18 anos, que estão sob a tutela do Estado. Os alunos foram capacitados pelo Programa Profissional do Futuro, onde foram desenvolvidos módulos sócio-comportamentais, como: relacionamento interpessoal, comprometimento profissional, pró-atividade no ambiente de trabalho, criatividade, flexibilidade, liderança, ética e consciência ambiental.

O projeto é um incentivo da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Este estímulo faz com que os jovens desamparados tenham capacitação e sejam inseridos no mercado de trabalho com a maioridade. Segundo o vice-presidente Regional Sul da FIESC, Diomício Vidal, a primeira etapa foi de responsabilidade do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e a segunda será do SESI e do Senai.

“São etapas que vão preparar estes jovens para o mundo. Uma parcela da população carente de educação e que precisa ser assistida”, frisa. O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) também fazem parte do projeto.

Segundo o juiz do TJ/SC, Giancarlo Bremer Nones, estes jovens são privados de uma série de possibilidades, sendo que o projeto concede autonomia para o ingresso do adolescente no mercado de trabalho. “Faz parte do nosso trabalho preparar os alunos para o amanhã. Todos têm o direito de sonhar e a nossa parte é fazer com que estes sonhos sejam realizados”, frisa.

Segundo o adolescente Daniel Nascimento, de 15 anos, a experiência da capacitação foi única. “São ensinamentos que vamos levar para a vida toda, principalmente, para o mercado de trabalho”, destaca. A mesma oportunidade foi possibilitada para a jovem Rosane Estevam, de 15 anos. “Aprendi muitas matérias novas. Esse é o começo para termos um futuro melhor”, frisa. Ambos são residentes da Casa Lar Irmã Carmem, de Araranguá. 

De acordo com a coordenadora de educação do IEL, Bianca Menezes Gobbi Paulette, o projeto está presente em 112 cidades de Santa Catarina e neste ano já formou 228 adolescentes. “No próximo ano, 90% do território catarinense será atendido pelo programa e 450 jovens serão formados”, antecipa.
 
Colaboração: Douglas Saviato/Novo Texto Comunicação

[soliloquy id=”102203″]