Geral

Adore reativa aula de bengala para os deficientes visuais

Foto: Imprensa Adore

Foto: Imprensa Adore

Com o objetivo de passar segurança e dar autonomia aos deficientes visuais ao caminharem sozinhos, as aulas de bengala voltam a ser realizadas pela Adore (Associação dos Deficientes de Orleans e Região).

Nesta semana o morador de Lauro Muller Mauricio Nazaro de 45 anos procurou a instituição para obter acesso ao aprendizado. Aos 24 anos de idade Mauricio descobriu que tinha retinose pigmentada, uma doença caracterizada pela perda de visão noturna e dificuldade de enxergar em ambientes com pouca ou muita luminosidade, mas até então ele levava uma vida comum, pois segundo o mesmo essa doença não o prejudicava em nada.

No entanto, um acidente automobilístico atingiu parte do nervo central de seu cérebro deixando sequelas, inclusive com perda da visão. Atualmente ele enxerga somente 30% com o olho direito, mas o seu médico já o orientou que até os 50 anos ele terá perca total. “Foi muito difícil aceitar essa situação. Eu era uma pessoa muito ativa, trabalhava o dia todo, estudava a noite e de uma hora pra outra minha vida mudou completamente”, ressalta Nazaro.

Mauricio era enfermeiro na unidade hospitalar de Orleans e também arbitro de futebol. “No auge da minha carreira tive que redimir alguns valores devido à deficiência”, diz.

Além das aulas de bengalas ele também irá ter aula de Braille para aprender a ler na linguagem dos cegos.

As aulas que estavam paradas devido à falta de interessados, voltarão a ser exercidas após a procura de Mauricio na próxima semana.

Segundo a professora responsável pelo aprendizado, Jelvania Perin Zanini, as aulas acontecem todas as quintas-feiras das 14h às 15h. O trajeto é feito de acordo com a escolha dos alunos com acesso em pontos principais como hospitais, farmácias, supermercados, bancos, entre outros.

O deficiente visual que também tiver interesse em participar das aulas deve procurar a Adore.

Colaboração: Assessoria de Imprensa da Adore