Geral

Aeromodelismo é brincadeira de gente grande em Orleans

Sempre que chega o final de semana é hora de levantar vôo. Passatempo ou hobby, o aeromodelismo em Orleans é coisa de gente grande. Esta prática que é pouco conhecida no município tem até um clube criado. Intitulado pelos membros de Águias da Colina, o pessoal se encontra aos domingos para jogar conversa fora, tirar o stress e o principal, voar.

O grupo é formado por dezenas de pilotos que fazem das miniaturas dos aviões de grande porte, os seus melhores companheiros. “O aeromodelismo em Orleans já existe há mais de 20 anos. Eu lembro que um dos pioneiros foi o Sargento Giovani Saturno. Com ele, outros amigos começaram a criar gosto pela brincadeira”, relembra Antônio Zomer, o Toninho da Cleimon, praticante do aeromodelismo. Junto com seu Toninho, reuniram-se no último domingo (24), Cássio Lago Volpato, o Cassinho, André Luiz, Mateus Cardoso, e Ademir Alberton, o Chico da Agro DG.

O ponto de encontro atualmente para os vôos fica no terreno utilizado para a festa do centenário de Orleans, às margens da Rodovia SC-108. “Tudo começou na antiga estação de energia da Celesc. Ali foi o primeiro local que o pessoal voava. Depois fomos para o Bairro São Gerônimo, e agora estamos aqui. Gostaríamos de criar umas tendas e uma pista um pouco mais completa”, ressaltou Toninho, acrescentando que cada integrante é responsável pelo seu próprio equipamento.

Os aeromodelos são réplicas de aviões de grande porte, que podem chegar a um metro e meio de largura. Com uma boa visibilidade da máquina, os pilotos alcançam uma velocidade de até 200 km/h em um raio de um quilômetro de distância. “Podem ir até mais longe e mais rápido. Porém, não fazemos questão de arriscar tanto, já que o nosso objetivo realmente é a descontração entre o grupo”, afirma Ademir Alberton, que além de piloto, é construtor dos seus próprios aeromodelos.

Alberton possui mais de quatro aviões e disse que a paixão aumenta sempre que vê um novo modelo no mercado. “Eu compro as peças, conserto, desmonto e assim vai. Sou também o mecânico da turma. Gosto de mexer com estas miniaturas”, declarou.

A paixão do grupo é tão grande pelos aeromodelos que um dos integrantes, sonhou alto e resolveu seguir a profissão de piloto de avião. “Nosso amigo Marcelo Castanhel é piloto de avião. É um orgulho para nós e para a cidade termos um piloto de avião morador de Orleans”, finaliza Chico, acrescentando que a amizade e companheirismo são pontos fundamentais dos Águias da Colina.

[soliloquy id=”82717″]