Geral

Aeroporto de Jaguaruna passa por inspeção parcial

Foto: Eduardo Zabot

Foto: Eduardo Zabot

Para homologar os equipamentos de navegação do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, oficiais do Departamento de Controle do Espaço Aéreo sobrevoaram e testaram com a aeronave do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) os equipamentos PAPI e  NDB.

“A inspeção destes equipamentos faz parte de uma das etapas para a homologação por instrumentos do aeroporto. Os testes foram positivos, mas não significa a reta final. Para a homologação, é preciso aguardar o relatório final para que se tenha as cartas aeronáuticas”, explica o gerente de navegação da RDL Aeroportos, Pedro Luiz de Machado.

O NDB é a estação de navegação transmissora do aeroporto e o PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão)  é um sistema de luzes, colocados geralmente ao lado esquerdo da pista, que informa os pilotos sobre a altitude correta, ou precisa, em que se encontra o avião, quando este faz a aproximação final à pista para aterrar. Este equipamento é composto por quatro caixas, cada uma contendo um sistema óptico de luzes que alternam entre o branco e o vermelho. São visíveis a 5 milhas (9,3 Km) durante o dia, e a 20 milhas (37 Km) à noite.

Pedro ressalta que o processo está evoluindo mas não se pode estipular datas justamente porque os órgãos federais incumbidos da homologação trabalham de forma independente. “O trabalho da RDL e do Governo do Estado está sendo intenso para agilizar ao máximo a homologação por instrumentos, mas existem órgãos federais envolvidos que precisam cumprir todas as exigências e etapas necessárias para segurança da operação e dos usuários”, afirma o gerente.

Colaboração: Eduardo Zabot