Geral

Aeroporto de Jaguaruna: Suspensão de voo é questionada por associações

Foto: Divulgação

Mais de 15 associações empresariais assinaram ofício enviado à Azul Linhas Aéreas solicitando a continuidade do voo das 6h05, que sai de Jaguaruna com destino a São Paulo e será retirado da malha oferecida pela companhia.

Jaguaruna

O Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, já completou dois anos de operação e tem sido considerado vetor de crescimento para a região Sul. De acordo com a RDL Aeroportos, que administra o empreendimento desde o primeiro voo, em 2014, com cerca de 50 pessoas, o aeroporto já recebeu mais de 183 mil passageiros.

Hoje, com quatro voos diários da Latam e da Azul Linhas Aéreas, o local tem se destacado. No entanto, a Azul Linhas Aéreas retirou da malha os horários de voos que partem de Jaguaruna às 6h05 e retornam de São Paulo às 21h30min. A mudança impossibilitará que os clientes da região cumpram compromissos em São Paulo e voltem no mesmo dia. A partir de 1º de setembro haverá apenas uma opção à tarde para ir e voltar da capital paulista.

Atentos a essa decisão, mais de 15 associações empresariais do Sul e Extremo Sul, que representam aproximadamente oito mil empresas na região, enviaram ofício à companhia aérea solicitando a permanência dos horários atuais, uma vez que a decisão de alteração dos horários impactará diretamente na rotina dos empresários responsáveis pela geração de negócios e desenvolvimento socioeconômico do Sul catarinense. “Lamentamos a perda deste voo com horário interessante para nós. Esperamos que em um curtíssimo prazo os responsáveis se mobilizem para trazer mais voos, abrir também para a Gol – que está interessada – e realizem as promessas de ampliação da pista, colocação das pontes de embarque, conforme o projeto, ampliação do Terminal de Passageiros, entre outros”, relata o presidente da Associação Empresarial de Tubarão (Acit), Murilo Bortoluzzi, que também assinou o ofício.

O presidente da Associação Empresarial do Vale de Braço do Norte (Acivale), Roberto Michels, avalia que caso a companhia não responda ao pedido, os empresários se mobilizarão para marcar um encontro com a diretoria da Azul. “Fomos surpreendidos com essa péssima notícia. O aeroporto tem facilitado a rotina das empresas e tentaremos reestabelecer esse voo, mas caso não atendam ao nosso ofício, iremos marcar esta reunião na Azul”, pretende.

Alterações em agosto

Outros voos também sofrerão alterações de horários já no mês de agosto. À tarde, a aeronave da Azul decolará às 13h30min do Aeroporto de Viracopos com chegada em Jaguaruna às 14h55min. Atualmente, o voo deixa São Paulo às 12h40min e chega ao Sul do Estado às 14h10min. Consequentemente, o voo sairá mais tarde do Humberto Ghizzo Bortoluzzi, portanto, às 15h20min e não mais às 14h40min, como ocorre atualmente. Assim, o pouso altera das 16 horas para as 16h40 no Aeroporto de Viracopos. No entanto, a maior mudança ocorrerá no período noturno, quando o voo que sai de Viracopos deixará o empreendimento às 23h15min e não mais às 21h30, como ainda ocorre. Com esta alteração, o pouso em Jaguaruna não será mais às 23 horas e passará para a 0h45.

Com informações do Portal Notisul

Notícias Relacionadas

Associações empresariais do Sul se manifestam pela permanência de voos da Azul

Manifesto será enviado nesta sexta-feira solicitando que a companhia continue com os horários de voos atuais entre Jaguaruna e São Paulo.

Voos no Aeroporto Regional de Jaguaruna sofrerão alterações a partir de setembro

Novas companhias serão procuradas para operar no Aeroporto de Jaguaruna

Latam pode ser alternativa para problema de voos em Jaguaruna

Presidente da Acic esteve reunido nesta quarta-feira com o diretor comercial da RDL Aeroportos.