Geral

Aeroporto de Laguna deve ser reativado

Foto: Prefeitura de Laguna/Divulgação/Notisul

Foto: Prefeitura de Laguna/Divulgação/Notisul

O Aeroporto Municipal Anita Garibaldi, em Laguna, deve mesmo ser reativado em breve. Conforme reportagem do jornal Notisul, dois grupos de empresários do Rio de Janeiro e de São Paulo mostraram interesse em investir no empreendimento. “Eles já se reuniram com a procuradoria da prefeitura. Atualmente, os governos municipais dificilmente investem sem parcerias. É isso que vamos buscar quando finalizarmos a elaboração do edital”, revela o chefe do executivo de Laguna, Everaldo dos Santos (PMDB).
 
Os responsáveis pelo setor de licitação da Cidade Juliana, sob o comando do procurador Victor Baião, já preparam a concorrência, que deve contar com empresas interessadas em investir e administrar o espaço.
 
O aeroporto está localizado na Praia do Sol, e tem registro na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mas não está habilitado para receber voos comerciais. A área, de 351 metros quadrados, possui pista com 1,5 mil metros de comprimento, que pode ser ampliada. “Esperamos que tudo seja resolvido após a Copa do Mundo. Quem vencer a licitação fará melhorias na estrada de acesso. Encaminharemos a proposta para os vereadores sobre a concessão. Com certeza, será um excelente investimento para a cidade e desenvolverá muito aquele balneário. Serão necessários cerca de R$ 4 milhões e, com verbas públicas, fica complicado”, enfatiza Everaldo.
 
De acordo com Victor, entre os requisitos para obter a concessão, está a execução de pista com asfalto, hangares padronizados, cercar a área e asfaltar a estrada geral de acesso. A prioridade será para pouso e decolagem de voos domésticos com aviões de pequeno porte.
 
Aeroporto Municipal Anita Garibaldi

O aeroporto foi criado em 1982 e, dez anos depois, por meio de um convênio com o estado, a área passou a ser do município. Os representantes da prefeitura de Laguna estão autorizados, pela lei número 1369/2009, a terceirizar a manutenção do aeroporto.