Geral

Aeroporto Regional entra em funcionamento só depois da Copa do Mundo

Foto:Divulgação

Foto:Divulgação

Para os moradores do sul do estado, que planejam fazer suas viagens aéreas por meio do Aeroporto Regional Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, por enquanto voar não será possível e não deverá ser nos próximos meses. O Notisul trouxe uma informação, há dois meses, repassada pela direção da Agência Nacional Aviação Civil (Anac), que a operação iniciaria somente depois da Copa do Mundo.
 
E, para incrementar lenha à figueira da velha novela aeroporto, representantes da empresa Azul Linhas Aéreas Brasileiras afirmaram, após questionamento da equipe de reportagem do Notisul, que está fora de seus planos e rotas a cidade de Jaguaruna.
 
“Neste momento, a Azul não tem nenhuma definição em relação à expansão de suas operações em Santa Catarina”, informa o comunicado da Azul enviado ao Notisul.
 
A solução, por enquanto, é aguardar a aprovação das plantas cartográficas, conforme informações do secretário estadual de infraestrutura, Valdir Cobalchini, e esperar que o governo estadual acerte alguns procedimentos. 
“Faltam somente alguns detalhes que serão providenciados pelo estado para garantir os voos no aeroporto regional”, garante o governador Raimundo Colombo.
 
Representantes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo Nacional explicam que os trabalhos cartográficos formam um conjunto de estudos e operações científicas, artísticas e técnicas que, a partir dos resultados e operações de documentos, são responsáveis em elaborar e utilizar mapas.
 
Ainda segundo o jornal Notisul, outros entraves que devem resultar na morosidade do início dos voos são a falta de taxistas cadastrados nos arredores do aeroporto, o aparelho de raio X prometido ser comprado pelo vice-governador Eduardo Pinho Moreira, a confirmação de ingresso de Jaguaruna às rotas das companhias aéreas, a conclusão das plantas cartográficos, entre outras inúmeros questões que tornam praticamente inviável a operação do empreendimento antes da Copa do Mundo.