Esporte

Afasc realiza torneio para selecionar idosos para os Jasti 2015

Foto: Jussi Moraes

Foto: Jussi Moraes

A semana iniciou com competição no Centro de Convivência da Terceira Idade da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc). Nessa segunda-feira (13) iniciou o Torneio de Modalidades para a disputa nos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) 2015. Os torneios de canastra e dominó já costumam acontecer no local, entretanto, neste ano os idosos buscam garantir uma vaga na competição estadual.

Conforme o gerente do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para a Pessoa Idosa, Zolnei Vargas, pela quantidade de idosos que a Afasc atende, a maneira mais justa de selecionar os participantes é com o torneio. Ele lembra que no início do ano alguns grupos foram convidados para participar do regional dos Jasti um mês antes da competição. “Com a experiência que tivemos, quando a equipe de dança coreográfica classificou para o Estadual, percebemos que é necessário planejar”, avaliou dizendo que além do torneio, os primeiros colocados serão treinados para o desafio que envolve todo o Estado.

Os jogos estão acontecendo no salão do Centro de Convivência, organizado pelos três técnicos de educação física do serviço. Segundo o técnico Marlon Delfino Gregório, ano passado ocorreram os torneios de canastra e dominó, mas sem informações que poderiam ir para o JASTI. “Quando surgiu a possibilidade de participação pegamos os vencedores do ano anterior e levamos para a disputa. Nas outras modalidades buscamos os interessados”, revelou. Com esse planejamento a meta da Afasc é colocar na disputa os idosos já preparados para o desafio.

Dona Delícia da Silva Coelho, de 79 anos, foi uma das representantes da Afasc na canastra. Ela e a sua dupla Laura, foram às primeiras colocadas no torneio do ano passado e foram para o regional dos Jasti. “Fiquei muito feliz em participar e mesmo com pouco treino conseguimos a medalha de terceiro lugar”, recordou. Hoje a aposentada afirma que o torneio, já pensando no Jasti, será a melhor forma de selecionar os melhores. “Neste ano a concorrência aumentou, mas estamos bem na disputa. Quero sair daqui com medalha”, falou entusiasmada.

A participação no torneio está acontecendo por conta das inscrições feitas nos 79 grupos. Para a canastra foram 96 inscritos; no dominó 70 idosos; bocha 60 idosos; bolão 28 participantes; dança de salão 14 casais; e dança coreográfica foram nove grupos, sendo 101 inscritos. Os primeiros colocados de cada modalidade receberão troféus e medalhas viabilizados pelo Governo do Município, através da Fundação Municipal de Esportes (FME).

Para a presidente da Afasc, Bebel Búrigo, é muito importante proporcionar esses momentos de descontração para os idosos. “Nós fazemos tudo isso, pois vemos que existe participação. Além de saber o quanto eles se sentem valorizados”, avaliou dizendo que será um presente para a cidade receber a competição em 2015.

13/10 a 14/10 – Torneio de canastra

15/10 a 16/10 – Torneio de dominó

20/10 a 21/10 – Torneio de bocha

22/10 – Torneio de bolão

30/10 – I Festival de Dança – Dança Coreográfica

31/10 – I Festival de Dança – Dança de Salão

Colaboração: Jussi Moraes