Geral

Afasc será parceira em festival de danças urbanas

Terceira edição do evento vai reunir participantes de outros Estados

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O próximo fim de semana será voltado às danças urbanas. Em dois dias os 600 usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes de 6 a 17 anos da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), terão contato com profissionais de dança de outros Estados. A aproximação, com direito a aulão para os usuários, será no evento “The Urban Game”, o qual acontecerá na sexta-feira (15) no bairro Cristo Redentor e no sábado (16) no ginásio Municipal de Esportes, com início às 14 horas.

Esta já é a terceira edição do evento que contará com dois momentos. Na sexta-feira à tarde os profissionais de outros Estados que estiverem na cidade darão um aulão e falarão sobre outros estilos de danças. Conforme o técnico de dança do serviço e organizador do evento, Uanderson de Oliveira Farias, o intuito é ampliar a cultura da dança na região e mostrar os potenciais da cidade. “As crianças e adolescentes poderão ver que é possível viver da dança, pois esta também é uma profissão. Hoje eu vivo disso e percebi que isso era possível, quando participei de um festival”, contou. Para ele, esse contato com os dançarinos será importante para as crianças. “Nós sempre mostramos vídeos para eles e ensinamos a dançar, mas batalhas e festivais alguns não viram ao vivo”, considerou.

No sábado, após a abertura, haverá apresentações dos usuários do serviço que são atendidos nos seis Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) de Criciúma, CRAS de Araranguá, de Forquilhinha e da ONG Cidadania em Ação. Além disso, acontecerá a batalha de dança (breack dance) com oito profissionais; mais uma mostra com profissionais da região e encerra com outra batalha, mas desta vez com oito dançarinos de hip hop dance. O organizador explica que os dois primeiros colocados de cada batalha são classificados para o evento do ano seguinte. Já estão classificados para este ano no Hip Hop: Pablo Uantpi e Eliseu Correu. No breack dance: Rafa Still e Rogério. “A nossa expectativa é acolher no sábado mais de 850 pessoas. Teremos competidores convidados de Curitiba, São Paulo, Porto Alegre, entre outros lugares”, garantiu.

A gerente do serviço, Ana Eliza Fernandes, afirma que todos os participantes da mostra irão receber troféu de participação. “Será um grande evento para os usuários. Vamos servir lanche para eles no ginásio e acolher os familiares que quiserem assistir as apresentações”, enfatizou Ana.

Colaboração: Jussi Moraes