Geral

Agenda empresarial marca terça-feira da comitiva de Criciúma no Vêneto

O roteiro da delegação de Criciúma na Região do Vêneto, nessa terça-feira (6), foi dedicado a visitas com o objetivo de desenvolver relações comerciais e institucionais. Os compromissos iniciaram nas primeiras horas da manhã, quando, após o deslocamento para Veneza, o grupo formado por autoridades do município catarinense visitou o Palácio Balbi, onde se encontrou com o assessor da Fazenda, Roberto Ciambetti, que representou o presidente da Região do Vêneto, Luca Zaia, cuja agenda estava agendada, mas precisou cancelar por conta compromissos em Roma. Após o compromisso governamental, as entidades das áreas de educação e de negócios tiveram espaço para prospectar novos contatos.

Ainda em Veneza, capital da Região do Vêneto – o equivalente a um estado no Brasil -, a comitiva teve a oportunidade de visitar a Câmara do Comércio e a Confederação das Indústrias de Veneza (Confederação das Indústrias de Veneza). No período da tarde, o grupo fez um novo deslocamento, desta vez à cidade de Padova (Pádua), para um encontro na universidade local. A instituição já recebeu alunos da SATC e mostrou-se disposta a firmar novos convênios, com a própria SATC e a Unesc.

A missão, conforme o prefeito Márcio Búrigo, tem o objetivo também de justamente estreitar as relações dos italianos e os descendentes dos imigrantes deste país que colonizaram e desenvolveram Criciúma. “A presença de um prefeito nessas organizações contribui para a abertura de portas nos órgãos, onde se deseja buscar o conhecimento das experiências dos europeus em segmentos que podemos avançar e, colocando os nossos empresários frente a frente com os italianos para o primeiro conhecimento. Futuramente, de maneira natural, as conversas se desenvolvem entre os próprios empreendedores”, afirmou.

Em ambas as associações, os responsáveis pelos compromissos – do lado veneziano -, forneceram e pediram novos dados do empresariado criciumense. Cartas de intenções deverão ser trocadas entre as entidades empresariais de Criciúma e Veneza. “Vimos algumas possibilidades interessantes. Os representantes da indústria e do varejo, ao retornarem, vão repassar os resultados às organizações que os enviaram e terão a responsabilidade de refazer os contatos com os italianos visando achar oportunidades de negócios que vão ao encontro do interesse das duas partes”, destacou o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Jader Westrup.

Ao fim do dia, os criciumenses tiveram a oportunidade de fazer uma apresentação a empresários italianos em um jantar em Treviso. A cidade e os serviços que as entidades representadas na comitiva prestam foram conhecidas pelos empreendedores com apoio de materiais institucionais.

Colaboração: João Pedro Alves

[soliloquy id=”65698″]