Saúde

Agentes de Saúde voltam ao Legislativo para fortalecer reivindicações

Principal pedido é o repasse do PMAQ. A forma como deverá ser feito tomou conta do encontro.

Foto: Marciano Bortolin

Foto: Marciano Bortolin

A Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça recebeu na noite desta segunda-feira (27) as agentes de saúde do município para tratar de reivindicações levantadas no final do ano passado, também no plenário do Legislativo. Os principais pedidos estão relacionados ao aumento salarial e ao repasse do PMAQ-AB.

As profissionais pedem o aumento do salário de R$ 748 para R$ 950. Com relação ao PMAQ-AB, o prefeito Agnaldo Maccari, o Nado (PSD), explicou o que já havia falado no encontro do ano passado. “Estamos esperando o Tribunal de Contas do Estado deixar claro se esse valor entra na folha de pagamento ou não. Iremos à Florianópolis na quinta-feira para tomarmos maior conhecimento disso”, salientou.

Caso entre na folha de pagamento, a Administração Municipal não poderá fazer o repasse agora, por que ultrapassaria os 54% permitidos. Porém o prefeito apresentou outra possibilidade. “Se o TCE concluir que entra na folha, nós podemos fazer um projeto de lei em abril, que a folha de pagamento é menos, e fazer o repasse em parcelas”, comentou.

O presidente do Legislativo, Renato Zaccaron (PMDB), disse que assim que o prefeito obter a resposta, a Câmara estará à disposição para votar o projeto. “Se a resposta for positiva, o prefeito pode convocar uma extraordinária que tenho certeza que todos os vereadores irão votar a favor”, destacou.

Além dos nove vereadores e das agentes de saúde, também participaram da reunião, o vice-prefeito, Marci José Sartor (PSDB) e o secretário de saúde, Miguel Zaccaron Darolt (PSD).

Colaboração: Marciano Bortolin