Geral

Agentes do Governo Federal visitarão Criciúma para conhecer problemática dos imigrantes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma longa e cansativa jornada de reuniões na Capital Federal terminou com um desfecho animador para a comitiva liderada pelo prefeito Márcio Búrigo, nesta quarta-feira (13). O grupo composto também pela secretária municipal de Assistência Social, Solange Barp, a presidente da Câmara de Vereadores, Thatianne Teixeira e o vereador Ézio Jévis Manoel peregrinou por quatro ministérios e obteve a garantia da visita de técnicos de dois ministérios à cidade para averiguação da problemática dos imigrantes africanos, caribenhos e sulamericanos.

O estágio atual do fenômeno que vem acontecendo nos últimos meses foi mostrado em detalhes a autoridades em quatro ministérios. Os ministros do Trabalho e Emprego (MTE), Manoel Dias; e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR-PR), Luiza Bairros; o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Marcelo Cardona Rocha; e o chefe de gabinete do secretário nacional de Justiça (SNJ), Frederico Coutinho, ouviram do prefeito que dezenas de imigrantes estão em Criciúma e necessitam de atenção e assistência.

No MDS e na SNJ, as autoridades criciumenses tiveram a garantia de que agentes viajarão a Criciúma para averiguar as condições dos cerca de 300 imigrantes. “Tivemos uma agenda muito árdua, mas que culminou com o cumprimento da missão de sensibilizar as autoridades federais. Conseguimos com que eles viajassem para fazer a avaliação local e estamos certos de que após isso o apoio será consolidado”, acredita.

A secretária Solange Barp, reforça que a Administração Municipal, com o apoio de entidades, está acompanhando e oferecendo assistência básica aos migrantes, na maioria naturais de Gana. “Desejamos e realmente precisamos da atuação do Governo Federal para que tenhamos uma resolução deste problema. É uma situação humanitária”, sublinha.

Colaboração: João Pedro Alves