Geral

Agricultoras e pescadoras da região Sul participam de confraternização em Gravatal

Foto: Ana Ceron/Assessoria de Imprensa

Foto: Ana Ceron/Assessoria de Imprensa

As agricultoras e pescadoras da região Sul tiveram um dia diferente hoje (15) em Gravatal. Mais de 900 mulheres participaram do XVII Encontro de Mulheres Agricultoras e Pescadoras e puderam desfrutar do evento de confraternização organizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca destinou R$ 20 mil, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Tubarão, para a realização do encontro. O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, e a primeira-dama do Estado de Santa Catarina, Maria Angélica Colombo, prestigiaram o encontro e ressaltaram o importante papel da mulher para o desenvolvimento da agricultura familiar.

O papel da mulher como agregadora da família foi o tema do discurso da primeira-dama Maria Angélica, que destacou ainda o trabalho da Secretaria da Agricultura e da Epagri como apoiadores da agricultura familiar no estado. “Temos aqui vencedoras, pessoas especiais que desempenham uma função muito importante como mãe, esposa e incentivadora da sucessão familiar na agricultura”, ressaltou.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, a agricultura de Santa Catarina está provando que agricultura familiar não é sinônimo de agricultura pobre e que, com investimento e profissionalismo, é possível fazer de pequenas propriedades grandes negócios. Spies afirmou ainda que, quando as mulheres participam ativamente da gestão, as propriedades rurais apresentam melhores resultados.  “A mulher tem a capacidade e sensibilidade para avaliar os aspectos que mais contribuem para a sustentabilidade do empreendimento e para a qualidade de vida no meio rural”, disse.

“Sem as mulheres não teríamos a agricultura familiar desenvolvida e esse encontro anual é um evento que contribui muito para compartilhar conhecimento e elevar a autoestima das pessoas facilitando o processo de sucessão familiar”, explicou o secretário Spies.

Na oportunidade, o secretário de Desenvolvimento Regional de Tubarão, Estêner Soratto Júnior, lembrou às agricultoras e pescadoras que na próxima semana haverá abertura de edital de licitação para aquisição de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar.

O gerente regional da Epagri de Tubarão, Gustavo Claudino, fez questão de destacar que o Encontro de Mulheres Agricultoras e Pescadoras não é um evento isolado e funciona como um disseminador de conhecimento. “Nosso objetivo é integrar as mulheres que trabalham na agricultura e pesca para que elas voltem para suas casas e motivem os maridos, filhos e netos a continuar no campo”.

Participaram do evento, agricultoras e pescadoras dos municípios de Armazém, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Garopaba, Grão-Pará, Imaruí, Imbituba, Jaguaruna, Laguna, Pedras Grandes, Pescaria Brava, Rio Fortuna, Sangão, Santa Rosa De Lima, São Ludgero, São Martinho, Treze de Maio, Tubarão e Gravatal. Além de autoridades, lideranças locais e extensionistas rurais da Epagri.

Coalboração: Ana Ceron/Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca