Geral

Agricultura familiar é tema de seminário

Encontro com representantes do segmento alimentar de Criciúma foi realizado nessa quinta-feira, na Unesc

Foto: Tairini Marcelino

Foto: Tairini Marcelino

A qualidade dos alimentos produzidos pela agricultura familiar e ações voltadas à alimentação foram pautas do IV Seminário Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento promovido na tarde desta quinta-feira (16), na Unesc, levantou o tema “Ano Internacional de Agricultura Familiar”.

Conforme a nutricionista da saúde e secretária do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), Rita Ribeiro, o encontro evidenciou a discussão de ações sobre a saúde e a educação voltados a Criciúma. Ressaltou também a importância de analisar o que hoje é produzido pela agricultura familiar “Temos um alto índice de pessoas com sobrepeso e obesidade e são muitos debates que envolvem o tema em busca de soluções a este grave problema de saúde pública”, afirmou. 

O prefeito Márcio Búrigo, acompanhado das Secretárias de Educação e Assistência Social, Rose Reynaud e Solange Barp, pontuou a importância do conhecimento e aprendizagem no setor alimentar. “Na agricultura familiar às vezes falta conhecimento científico, por isso precisa-se passar pela educação para se tenha entendimento, inclusive, sobre doenças que colocam em risco a saúde das pessoas”, frisou. 

O encontro realizado pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) e pela Secretaria de Saúde teve como convidados e participantes membros das secretarias de Saúde e Educação, nutricionistas, cooperativas de agricultura familiar, Epagri, Afasc, curso de nutrição da Unesc e Ministério Público 

Colaboração: Denise Possebon