Geral

AgroPonte abre as portas às cooperativas sul catarinenses

Cerca de 25 organizações, entre associações e cooperativas, irão expor os produtos da agricultura familiar

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Pães caseiros, doces, queijos, salames, sucos naturais. Os produtos da agricultura familiar do Sul Catarinense estarão expostos, entre 13 e 17 de agosto, no pavilhão de eventos José Ijair Conti, em Criciúma, durante a quarta edição da AgroPonte, a feira do agronegócio, da agricultura, da avicultura, da pecuária e da piscicultura. Aproximadamente 25 entidades, entre associações e cooperativas, já estão confirmadas no evento, que evidencia as potencialidades de Criciúma e da região. Com estas organizações, cerca de 270 famílias agricultoras e 2 mil propriedades rurais associadas estarão envolvidas comercializando produtos e mostrando aquilo que melhor sabem fazer, transformar a matéria-prima do campo em deliciosos e saudáveis alimentos.

Conforme a extensionista da Epagri de Criciúma, Maristela Scarabelot, o principal objetivo com a participação na feira é aproximar consumidores e produtores, gerando bons negócios a ambos. “Queremos que eles se encontrem, iniciem contatos, e a partir daí, abram mais espaço no mercado”, completa, ao dizer que após a participação na feira a expectativa é de que os agricultores passem a produzir ainda mais, já que a demanda tende a aumentar.

Para o organizador da Feira AgroPonte e da Exposição Estadual de Animais, Willi Backes, o respaldo por parte dos moradores do campo é bastante interessante, tanto é que a cada ano o número de cooperativas e associações participantes aumenta ainda mais. “Queremos proporcionar mais visibilidade aos integrantes de toda a cadeia produtiva, desde o agricultor e pecuarista até o responsável pelo produto final, gerando oportunidade de negócios para os envolvidos. Este é o nosso papel, evidenciar o que temos de bom e mostrar o quanto somos competitivos no mercado”, comenta.

Conforme Maristela, a feira também serve para consolidar o papel da Epagri junto às cooperativas e associações, mostrando que a instituição trabalha junto dos pequenos produtores, dando a eles toda a assistência necessária.

Epagri conta com programação técnica extensa

Durante a feira AgroPonte, a Epagri contará com uma programação técnica bastante extensa, no intuito de evidenciar, apontar caminhos e novas soluções aos produtores do Sul catarinense. Entre as atividades destaca-se a capacitação para aproximadamente 200 conselheiros dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural da Amrec, Amesc e Amurel, na quinta-feira, dia 14 de agosto, das 9 às 17 horas.

Na sexta-feira, entre 14h e 17 horas, acontecerá um seminário de turismo com cerca de 100 produtores, sob o tema “Agricultura familiar e turismo sustentável”, sendo lançada, também, a Rota Turística do Aguaí. Na sequência haverá a reunião com as primeiras-damas do Sul catarinense e recepção de lideranças com lançamento e degustação de tipos especiais de arroz. No sábado, das 9h às 14 horas, a Epagri oferecerá o workshop “Tecnologias de cultivo e comercialização de frutas, legumes e verduras”, que terá a participação de aproximadamente 60 agricultores.

Colaboração: Samira Pereira/Ápice Comunicação