Geral

Água das minas de fluorita podem ser a solução para o abastecimento em Morro da Fumaça

Foto: Marciano Bortolin

Foto: Marciano Bortolin

Desativadas há alguns anos, as antigas minas do distrito de Estação Cocal podem ser a solução para o abastecimento de água em Morro da Fumaça. A Casan pretende perfurar dois poços artesianos sobre galerias secundárias inundadas e fazer o tratamento do líquido.

O Superintendente Regional Sul/Serra da autarquia, Tadeu Bonetti afirmou nesta manhã ao vereador José Carlos Bortolin, o Calita (PMDB), e ao gerente da sede do município, Jefferson Pacheco, que a ação supriria a demanda por pelo menos dez anos. “A ideia é levar água até o Centro e bairros através da localidade de Linha Torrens e também abastecer Estação Cocal”, revelou.

Técnicos já fizeram estudos e localizaram água. “A Casan já possui contrato com uma empresa para a perfuração, agora aguardamos a assinatura do decreto pelo prefeito que transforma o local em área de utilidade pública. Depois disso indenizamos o terreno e iniciamos os trabalhos”, salientou Bonetti, acrescentando que após bombeada para a superfície, a água passará por todo o tratamento necessário para ser consumida.

O vereador Calita comemorou a notícia recebida. “Morro da Fumaça vive constantemente com problemas no abastecimento e esta é uma boa solução”, disse.

Redes terão trabalhos retomados

Outra boa notícia repassada ao vereador é a retomada dos trabalhos na rede de Linha Serafin e o início em Linha Pagnan.

A primeira já possui 500 dos 2,7 mil metros prontos. A contratação da empresa que fará os trabalhos deve levar de 15 a 20 dias. “Saímos da sede da Casan satisfeitos pelas informações repassadas pelo Bonetti. Nossa comunidade não terá mais problemas com a falta d’água por um bom tempo”, finalizou Calita.

Colaboração: Marciano Bortolin