Geral

Ainda com problemas, Rotativo volta a funcionar nas ruas de Orleans

Presidente da CMT, Valvírio Rossetti. 
Foto Ariel Rodrigues

Presidente da CMT, Valvírio Rossetti.
Foto Ariel Rodrigues

Tratado como principal polêmica na primeira sessão da Câmara de Vereadores, o sistema do Estacionamento Rotativo de Orleans voltou a funcionar nessa última segunda-feira (3). O Presidente da Comissão Municipal de Trânsito, Valvírio Rossetti, solicitou uma reunião com o prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes e outras autoridades para cobrar mudanças na lei da área azul do município. A reunião está agendada para a próxima quinta-feira (6) no paço municipal.

Estacionar no Centro da cidade está sendo um caos e cada vez fica mais difícil. Com apenas cinco monitores, o presidente informa que os motoristas não respeitam mais o rotativo. O motivo está na não aplicação de multa quando o veículo é notificado. “O povo sabe que não dá multa de trânsito se não pagar a notificação do monitor. Há tempos eu peço a regularização destes documentos. Por enquanto, são só papéis”, desabafou Rossetti.

O presidente destaca que em 2013 esteve em Imbituba para saber detalhes sobre o funcionamento do rotativo daquela cidade, onde funciona perfeitamente. “Imbituba é exemplo no Estado quando se fala em rotativo. Fiquei dois dias lá e fiz cursos relacionados ao trânsito. Trouxe toda documentação necessária para implantarmos este projeto aqui em Orleans, mas até o momento nada foi resolvido. Está faltando apoio da população e dos responsáveis”, lamentou.

Valvírio confessa que se nada for ajustado pelo Poder Executivo, ele desistirá da função. “O rotativo é um ótimo projeto de trânsito. Mas precisamos nos mexer. Temos que por para funcionar. Já pensei sim, em desistir. Não está descartada essa ideia de passar a função de presidente à diante”, finaliza.

Em dezembro do ano passado, placas de trânsito foram confeccionadas para que os motoristas pudessem ficar atentos na hora de transitar pela cidade. Boa parte dos materiais não foram instalados pela Comissão de Trânsito.

O rotativo foi criado no ano de 2008 em Orleans. Até o momento houve duas paralisações dos trabalhos.

Texto: Ariel Rodrigues/Sul in Foco