Clima

Alagamentos atingem Tubarão

Foto: Jornal Diário do Sul

Foto: Jornal Diário do Sul

Foram registrados alagamentos em diversos pontos de Tubarão na sexta-feira, após uma intensa chuva que atingiu a cidade nas primeiras horas da manhã. Conforme o jornal Diário do Sul, a área mais atingida foi o Jardim São Cristóvão, no bairro São Cristóvão, onde a água chegou a invadir algumas casas.

De acordo com o secretário de Defesa Civil e climatologista Rafael Marques, outros pontos de alagamento foram em Oficinas, especialmente nas regiões do Campo do Noroeste e do Campo dos Ferroviários, regiões nas quais os problemas de cheias são recorrentes. 

“São locais onde existe um problema crônico, de muitos anos, que a secretaria de Infraestrutura tem como meta sanar com obras necessárias”, destaca Rafael. O secretário aponta ainda que outros pontos de alagamento ocorreram na região do bairro Dehon e nas proximidades da rodoviária. 

Segundo Rafael, o principal motivador foi a quantidade de chuva, que chegou a ficar próxima à média mensal em alguns pontos. “Em São Cristóvão choveu 96,6mm, 90mm no Monte Castelo e 87,4mm no Sertão dos Corrêas. A média mensal é em torno de 110mm, ou seja, foi um volume muito grande de chuva”, pontua. 

A maior concentração de chuva se deu entre as 5h e 6h. Não houve nenhum caso de desalojamento ou destelhamento de casas, informa o secretário. “Não foi uma nuvem de tempestade, que normalmente é acompanhada de vento forte e até granizo. Trata-se de uma frente fria”, avisa.

Fim de semana

A passagem da frente fria sobre a região deve fazer o fim de semana ficar nublado. Até a madrugada de domingo pode ocorrer novos picos de chuva intensa, avisa Rafael Marques. Conforme o climatologista, a temperatura deve ficar mais amena que nos últimos dias, não ultrapassando os 30°C. Contudo, em função da alta umidade do ar, ocorre sensação de abafamento. Na semana que vem o calor deve voltar à região.