Geral

Alguns cuidados antes de sair de férias podem evitar transtornos na volta

Comunicar à vizinhança é sempre uma boa forma de prevenção possíveis furtos

Foto: Reprodução Internet

Foto: Reprodução Internet

Com a chegada das festas de fim de ano e a migração para as praias, é muito comum deixar as casas na cidade sozinhas, facilitando a ação de criminosos, que se aproveitam da pouca movimentação, para arrombar os imóveis.

“É muito comum assaltos na época de verão nas casas das cidades, com o movimento menor o meliante se aproveita, eles preferem sempre os eletrônicos”, explica ao Portal Satc, o cabo da Polícia Militar, Volnei.

Segundo o cabo, para evitar assaltos e problemas durante o período de férias é importante sempre contar com a ajuda da vizinhança. “Antes de ir para a praia, ou viajar, é bom avisar um vizinho, para que ele fique atento a qualquer movimentação suspeita”, explica Volnei.

Para quem mora em áreas com menos movimentação, além de comunicar algum conhecido, pode ter a tecnologia ao seu favor. “É sempre bom ter o alarme, pois no momento do arrombamento ele dispara e já aciona o 190”, comenta o Cabo.

Para quem não tem como contar com a vizinhança e não dispõe de dinheiro para um alarme,  pode-se  usar um método bem antiga, um cão de guarda para fazer a segurança do local. “Um cachorro é sempre muito bom, pois por menor que seja ele já faz algum barulho, o que intimida o ladrão”, explica Volnei.

Segundo o cabo, para quem não tem como utilizar esses métodos, é importante que sempre que possível vá até o imóvel. E sempre deixar alguém avisado de onde está e como pode ser encontrado. “De qualquer forma é sempre bom deixar alguém avisado, e algum número para contato. E para quem não for para a praia, ao ouvir qualquer movimento suspeito em um imóvel, deve imediatamente ligar para o 190”, conclui.