Geral

Alunas recebem diploma de conclusão do Curso de Lingerie

Diante de familiares e amigos, 18 mulheres ganharam autonomia profissional e garantia de renda

Foto: Cristian Pereira

Foto: Cristian Pereira

A Administração Pública de Criciúma visa sempre um futuro melhor para a população em todos os segmentos. Após dois meses de aulas, 18 criciumenses que participaram do curso de capacitação de confecção de lingerie, ofertado pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Governo Federal, através do Programa do acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas – Trabalho) receberam na noite dessa quinta-feira (17), o diploma de conclusão do curso. O ato solene foi realizado no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris.

Segundo o prefeito municipal, Márcio Búrigo, a intenção do Governo Municipal é levar o conhecimento e experiência para que o cidadão possa melhorar sua vida e conquistar seu espaço no mercado de trabalho. “Esses cursos profissionalizantes fortalecem a qualificação e contribuem para o crescimento profissional das pessoas. Essa é a prova de que essas mulheres podem chegar onde quiserem, pois mostraram que tem força de vontade. Muitas destas mulheres saem direto para o mercado de trabalho. Outras preferem trabalhar em suas residências. Nosso objetivo é qualificá-las para que elas possam ter uma renda extra e ajudar sua família”, declarou o prefeito.

O curso foi realizado no Centro Social urbano, nos períodos vespertino e noturno. A capacitação atendeu as alunas duas vezes na semana durante quatro horas. As formandas aprenderam a confeccionar calcinhas, sutiãs, cuecas Box e linha infantil. O Acessuas – Trabalho forneceu toda a matéria prima utilizada durante o curso para a confecção de lingeries, bem como a professora que ministrou o curso, vale transporte e alimentação para as cursistas.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Solange Barp, com esta qualificação, as 18 formandas deixarão de depender de outras pessoas e poderão através deste novo aprendizado tirar o seu sustento. “Hoje foi um dia de alegria, de festa, pois essas mulheres que dedicaram seu tempo a este curso de lingeries, estão recebendo seus diplomas de conclusão. Estamos aqui para fortalecer as pessoas que realmente necessitam da administração pública”, relatou Solange.

A formanda do curso de lingerie, Gisele Nunes Juliani, que foi a oradora da turma, destacou que a participação no curso contribuiu para o seu crescimento pessoal. “Este curso nos trouxe conhecimentos específicos sobre a confecção de lingeries, sem contar que ele nos motiva para fazer qualquer outro curso. Eu e minhas companheiras de curso queremos agradecer a todos pela oportunidade. Estamos vivendo um grande momento, pois estamos recebendo o nosso diploma de conclusão de curso. Nossa auto estima foi elevada com a possibilidade de crescermos profissionalmente”, ressaltou Gisele. 

Outras oportunidades serão ofertadas para a população

Nos próximos meses, outras capacitações, fornecidas por meio de convênios, já estão previstas, tanto no ramo de lingeries, que hoje é uma das mãos-de-obra mais difícil de encontrar, quanto na área de informática e manicure. A coordenadora do Acessuas – Trabalho, Chelbia Pavei, ressalta que as empresas do município tem se feito parceiras para receber as formandas. “Este tipo de trabalhadora é escasso no mercado de trabalho. Acredito que se tivéssemos mais mulheres se formando, todas seriam contratadas, pois elas já chegam preparadas nas empresas. Umas já estão trabalhando em fábricas, outras optaram por produzir em casa. Estes cursos ofertados da oportunidade para todas as pessoas que tem vontade de buscar uma vida nova”, comentou Chelbia.

Colaboração: Milena dos Santos