Segurança

Em Araranguá, alunos do Curso de Formação de Soldados recebem fardamento

Foto: Divulgação

Na noite da última quinta-feira (16), foi realizada na sede do 19º Batalhão de Polícia Militar de Araranguá a Formatura do Fogo dos alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSd) 2017.

A Formatura do Fogo marca o fim de uma etapa e o início de outra, no Curso de Formação de Soldados. É o momento em que os futuros soldados recebem, de forma oficial, o fardamento da PMSC e, a partir de então, deixam de utilizar o uniforme civil nas dependências do quartel-escola.

“Mantenham-se com uma boa condição física e mental, atuem em conformidade com as técnicas preconizadas, sejam ágeis sem precipitação, enérgicos sem truculência e rígidos sem perder a ternura. Observem as palavras que digo e reflitam acerca da complexidade da missão. Não se deixem levar pelo calor da hora, decisões alicerçadas em emoções costumam apresentar altos índices de equívocos. Nossa sociedade não tolera erros, a mídia nos condena sem direito a ampla defesa ou contraditório. Então, concito a rumarem no caminho do atendimento técnico-profissional, com o devido amparo legal”, aconselhou o comandante do 19ª BPM, tenente-coronel, Maike Adriano Valgas.

Para simbolizar o ato, os familiares entregaram a cobertura aos alunos-soldados, representando a entrega completa do fardamento militar.

O comandante da 6ª RPM, coronel Cosme Manique Barreto fez uso da palavra e enalteceu o que representa o fardamento. “Enverguem com orgulho essa farda da corporação. Porque nós policiais militares, assim como nossos familiares, e toda a sociedade de bem, têm que ter orgulho dessa farda. E os policiais militares têm que se sentir confortáveis com ela, ostentarem sem medo. Porque quem tem que sentir medo e desconforto é o criminoso. O criminoso tem que ser preso, condenado e permanecer preso. Eles é que têm que se sentir desconfortáveis e com medo. Não o policial ou cidadão de bem.”

A cerimônia contou com a presença do comandante da 6ª Região de Polícia Militar, coronel Cosme Manique Barreto; o comandante do 19º BPM, tenente-coronel Maike Adriano Valgas; o ex-comandante do 19º BPM, coronel PM da Reserva Remunerada, Antônio Carlos Mota Machado; o comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, tenente-coronel, Jardel Carlito da Silva; o presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá, Daniel Viriato Afonso; o vice-prefeito municipal de Araranguá, Primo Menegalli Junior; e demais autoridades e familiares.

Notícias Relacionadas

Ciclista morre após ser atropelado na SC-285, em Araranguá

Caminhão desgovernado invade autoelétrica e capota na SC-390, em Orleans; Veja vídeo

Moradora é morta a facadas e R$ 5 mil são roubados, em Forquilhinha

Operação resulta em apreensão de drogas e três prisões, em Imbituba