Geral

Alunos da Apae de Araranguá agora contam com uma academia de ginástica

Pais, professores, autoridades e pessoas que vivenciam o cotidiano da Apae, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, de Araranguá prestigiaram a inauguração da academia de ginástica, ocorrida na manhã dessa quinta-feira, na Escola Especial João Krães Campos, instituição na qual funciona a Associação. O evento foi animado pela apresentação do grupo de dança açoriana formado por alunos da Associação e coordenador pelos professores da entidade.

A instalação dos aparelhos é uma luta antiga da Apae e só foi viabilizada pela união de forças de figuras centrais tanto do Governo do Estado quanto da Câmara Municipal de Vereadores. Segundo o vereador Rony da Silva (PMDB), que se envolveu em todo o processo para a obtenção da estrutura, um dos responsáveis por tornar realidade o projeto foi o deputado estadual Manoel Mota (PMDB). "Conseguimos viabilizar a academia através do deputado, que foi a pessoa que liberou o convênio de 15 mil reais", explicou. A Apae investiu também recursos próprios na realização, no valor de dois mil reais.

O parlamentar não compareceu ao evento, mas foi representado pela esposa Maria da Graça Alves Mota, que conhece o trabalho realizado pela instituição. "Que Deus iluminem vocês e que continuem com essa garra e força", declarou Maria.

Outra autoridade presente, o vereador Adair Jordão (PT), destacou o trabalho realizado pelos docentes da Associação. Jordão já fez uma pós-graduação em Educação Especial com Ênfase em Inclusão e conviveu com alguns professores da entidade na ocasião. "A gente é apoiador da Apae e a inauguração da academia traz uma alegria, pois é uma ferramenta que vai auxiliar no desenvolvimento dos alunos", ressaltou.

Segundo o presidente da Associação, Sadi Possamai Soprana, a entidade possui hoje 160 alunos e 45 profissionais atuantes e a estrutura inaugurada otimizará o serviço atualmente prestado por toda a equipe. "Já era um anseio antigo e a academia vem para contribuir. Nós não tínhamos aparelhos dessa natureza", contou o representante.

Já a diretora da Escola, Clarinda de Vila, explicou que a academia será utilizada, principalmente, pelos estudantes mais velhos. "Nós não tínhamos equipamentos para dar um atendimento especial nas áreas física e motora para eles", salientou Clarinda. A academia será usada nas aulas de educação física e durante as sessões de fisioterapia.

Também marcaram presença no evento, o vereador Neno Fontoura (PMDB) e o secretário municipal de Bem Estar Social, Eduardo Chico Merêncio.

Colaboração: Vanessa Irizaga Lucrécio

[soliloquy id=”62567″]