Geral

Alunos de Farmácia da Unesc realizam mobilização contra MP 653/14

Foto: Davi Carrer

Foto: Davi Carrer

Alunos do curso de Farmácia da Unesc promoveram uma mobilização contra a MP 653/2014 no campus da Universidade na manhã dessa segunda-feira (24). A medida dispensa a responsabilidade técnica de farmacêuticos em farmácias consideradas de Micro e Pequeno porte, sendo assim, ficaria à responsabilidade do prático, oficial e outros, orientar e se responsabilizar sobre os medicamentos.

Os estudantes da segunda fase de Farmácia, com apoio da coordenação do curso e do Centro Acadêmico, passaram de sala em sala mobilizando os alunos e depois promoveram uma passeata pelo campus. A ideia é registrar tudo e repassar aos deputados e senadores. “Não é só uma questão profissional, mas sim de saúde. Esta MP é um retrocesso de mais de 30 anos, favorece o simples e puro comércio de medicamentos e quem perde é a saúde”, afirma Cleber Lima, aluno da segunda fase do curso de Farmácia da Unesc. A votação da MP pelo Congresso Nacional deve ocorrer hoje (25).

"O medicamento, se utilizado de forma inadequada, pode causar mais danos do que benefícios. O uso indevido de medicamentos é considerado um problema de saúde pública não só no Brasil, mas mundialmente. Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) revelam que o percentual de internações hospitalares provocadas por reações adversas a medicamentos ultrapassa 10%, por isso que em vários países as Farmácias são consideradas estabelecimentos de Saúde”, explica a coordenadora do curso de Farmácia da Unesc, Angela Rossato.

Colaboração: Assessoria de Imprensa da Unesc