Geral

Alunos Maristas trocam descanso das férias por semana solidária em comunidades de Criciúma e Ponte Serrada

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

De 19 a 26 de janeiro, cerca de 500 jovens, alunos e ex-alunos Maristas do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiânia e Distrito Federal, com idade entre 16 e 30 anos, passarão parte das férias de forma diferente. No lugar da praia, viagens e descanso, o grupo vivenciará a rotina dos moradores de comunidades em situação de vulnerabilidade social em quatro diferentes cidades brasileiras: Fazenda Rio Grande (PR), Criciúma (SC), Ponte Serrada (SC) e São Paulo (SP).

Em Criciúma, os jovens terão a missão de revitalizar parte de uma rua onde funciona uma unidade social marista, além da revitalização do espaço público, estão previstas oficinas educativas, entre outras ações. A sede da MSM será no Centro Educacional Marista Ir. Walmir Orsi. A atividade contará com a participação de alunos do Colégio Marista de Criciúma, Colégio Marista São Luís, de Jaraguá do Sul, e do Colégio Marista Santa Maria, de Curitiba.

Já em Ponte Serrada, a ênfase da Missão será em atividades com crianças e idosos com a promoção de colônias de férias e encontros em Centros de Convivência, além de visitas missionárias. A sede da MSM será na comunidade da Paróquia Santo Antonio de Pádua.

A ação faz parte do projeto da Missão Solidária Marista (MSM), realizado todos os anos, desde 2005, com o objetivo de despertar o senso crítico, a sensibilidade solidária e a espiritualidade desses jovens e da própria comunidade, a fim de que se  tornem agentes de transformação social. Antes de partir para a missão, cada grupo preparou uma programação com uma série de atividades que foram elaboradas em parceria com os líderes comunitários das localidades que receberão os missionários.

Em todas as ações a finalidade é promover a integração com a realidade encontrada, bem como junto às comunidades verificar suas prioridades. Como exemplo, está prevista a reforma de espaços públicos (pintura de muros, limpeza de jardins e praças, entre outros). Também terá momentos de debates, visita às famílias, festivais culturais e atividades educativas e recreativas para crianças e jovens.

De acordo com o Setor Pastoral do Grupo Marista, a Missão Solidária favorece a educação para a Solidariedade, por meio da imersão em comunidades em vulnerabilidade social. Ainda segundo a Pastoral, a realização em quatro locais simultâneos almeja propagar a cultura da solidariedade, uma vez que favorece a participação de um número maior de jovens e, assim, contribui também para que essa iniciativa inspire outras pessoas a fazer o mesmo.

Colaboração: Cíntia Gomes