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Alunos passam pela primeira etapa do Prêmio ACIC de Matemática

Iniciou na manhã desta quarta-feira a aplicação da primeira etapa do 1o Prêmio ACIC de Matemática promovido pela Associação Empresarial de Criciúma (Acic). Ao todo, são 50 escolas públicas e seis privadas, totalizando 1.814 alunos participantes da avaliação. A iniciativa objetiva promover a valorização da matemática na vida cotidiana dos alunos e tem apoio da Secretaria Municipal de Educação. Os testes são aplicados os alunos do 5o ano das instituições. 

Conforme a coordenadora e psicopedagoga de educação infantil e fundamental do Colégio Marista, Claudia Kochhann de Lima, essas avaliações são importantes tanto para os alunos quanto para os professores. “Pegamos o indicador das provas e identificamos aquilo que há uma necessidade de trabalharmos com mais ênfase. Com este trabalho, vamos aumentando os índices ano a ano da instituição”, frisa.

As avaliações irão ocorrer em duas etapas. Os alunos que na primeira prova superarem a nota mínima estabelecida pela instituição técnica conveniada, automaticamente, estarão habilitados a participarem da segunda avaliação. De acordo com diretora da Escolar Básica Municipal Giácomo Zanette, do bairro Santo Antônio, Andréia Dagostim Siminatto, a matemática está presente no cotidiano das pessoas. “Para um concurso ou uma seleção, por exemplo, a matemática estará sempre presente. Este contato desde pequeno com os números é importante para que no futuro a matemática não seja complexa. O estudo frequente, principalmente, com a matemática é fundamental”, frisa a diretora.

Para o presidente da Associação Empresarial de Criciúma – ACIC, César Smielevski, o prêmio de matemática configura-se como mais uma ação da entidade em prol da educação, onde se busca, primeiramente, diagnosticar a qualidade do ensino e o desempenho dos alunos nas escolas municipais e particulares. “Com os resultados obtidos será possível desenvolver ações para os anos subsequentes, em tempo hábil e ainda em fase de aprendizado, já que o prêmio é voltado aos alunos do 5º ano. Além disso, partimos do princípio de que o raciocínio lógico é a base da inovação, outra bandeira defendida pela ACIC”, pontua Smielevski.

Os cinco primeiros colocados receberão os seguintes prêmios:

1° lugar: IPad e medalha

2° lugar: Público e privado: Tablets e medalhas

3° lugar: Público e privado: Tablets e medalhas

A direção e o professor responsável pelo ensino de matemática das escolas contempladas receberão menção honrosa e premiação. A entrega dos prêmios será realizada em evento comemorativo, em data, horário e local a serem definidos.

Colaboração: Douglas Saviato

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