Nutrição

Aminoácidos de cadeia ramificada

Foto: Divulgação/Internet

Foto: Divulgação/Internet

Há muito tempo, os aminoácidos de cadeia ramificada têm sido utilizados na nutrição clínica no tratamento de uma série de patologias. Hoje, muito se discute sobre os possíveis efeitos em melhorar o desempenho na atividade física, bem como seus diferentes efeitos no organismo.

Os aminoácidos de cadeia ramificada, popularmente conhecidos como BCAA, sigla derivada de sua designação em inglês Branched Chain Amino Acids, compreendem três aminoácidos essenciais: leucina, isoleucina e valina, encontrados em fontes proteicas de origem animal.

Apesar desses aminoácidos não serem considerados a principal fonte de energia muscular durante o processo de contração muscular, sabe-se que atuam como importante fonte de energia muscular durante o estresse metabólico causado pelo exercício.

Vários efeitos positivos no desempenho na atividade física são relatados como: retardar a ocorrência da fadiga central, aumentar o rendimento esportivo, poupar os estoques de glicogênio muscular e aumentar os níveis sanguíneos de glutamina após o exercício intenso.

Até a próxima!